A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG

Pátio de Três Rios
 
E. F. Central do Brasil
rotunda de TRÊS RIOS
Município de Três Rios, RJ
     
Uso atual: em uso pela T-Trans    
 
ROTUNDAS são depósitos de locomotivas de forma circular ou semi-circular: variam geralmente de prédios construídos em 90 graus até prédios totalmente circulares, construídos em 360 graus. A distribuição das locomotivas para cada baia é feita por um girador, movido na maioria das vezes manualmente. Estes giradores são trilhos que giram dentro de um círculo com um poço, cujos trilhos são apontados para a baia que receberá a máquina. Não confundir girador (ou virador, ou giramundo) com rotunda.
 

Rotunda de Três Rios - 360 graus
ACIMA: Vista aérea da rotunda de Três Rios em 2008 (Google Maps, 2008). ABAIXO: Vagão tipo RFS da Rede Ferroviária nos anos 1980 (Foto Manoel Monachesi).


ACIMA: Rotunda de Entre Rios - atual Três Rios - aparece nesta fotografia de 1924 (Autor desconhecido; cessão Jorge A. Ferreira).

ACIMA: Rotunda de Três Rios, à esquerda, embaixo, a cerca de 1,3 km do pátio da estação, no alto, à direita, logo depois da curva da linha de nordeste para leste (Google Maps, esquema Jorge A. Ferreira). ABAIXO: Fotos
tiradas da rua que segue paralela ao pátio das rotundas de Três Rios. O muro não permite um bom ângulo para fotografar (Fotos Jorge A. Ferreira em 2008).


A rotunda de Três Rios (a cidade e a estação chamavam-se Entre Rios até 1944) fica fora do pátio da estação da cidade. Ainda está em uso pela empresa de reformas de materiais ferroviários T Trans - e não pela concessionária da linha. "A rotunda de Três Rios está hoje completamente descaracterizada. Acho que a única peça original da mesma é o girador. De resto, mudaram tudo. Até o telhado é completamente diferente do original. E eu suspeito que na primeira fase de construção da mesma, ela tinha apenas 90º ou no máximo 180º. Isso porque ela nunca teve uma parede que cobrisse toda a extensão da mesma. Uma boa parte dela sempre foi descoberta na lateral" (Juan Rudolph, 27/11/2010).
(Fontes: Juan Rudolph; Jorge A. Ferreira; Manoel Monachesi; Marcelo Lordeiro; Eduardo Coelho; Google Maps)

     

1928 (esta foto foi-me enviada como sendo de Barra do Piraí, mas segundo J. Rudolph, é Entre Rios (na época)

A rotunda em 1987. Foto Eduardo Coelho

A rotunda em 1987. Foto Eduardo Coelho.
Ao lado, propaganda da T-Trans de 2010 que mostra a rotunda  
     
Atualização: 13.06.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.