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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Coronel Kelvin
Coronel Buarque
Campo Alto do Sul
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1963-1975)
RFFSA (1975-1996)
CORONEL BUARQUE
Município de Santa Cecília, SC
Tronco Principal Sul - km 512,053 (1989)   RS-0229
    Inauguração: 02.02.1963
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Coronel Buarque foi inaugurada em 1963 e fica no alto da serra do chamado Espigão, a aproximadamente 200 m da BR-116 que passa naquele local. O seu nome é uma homenagem ao Tenente-Coronel José Sérvulo de Borja Buarque, primeiro Comandante do Batalhão Ferroviário Mauá, em Rio Negro, PR, em 1938 e 1939, batalhão este responsável pela contrução da linha Mafra-Lages, entre 1939 e 1963. "Todas as janelas e portas

ACIMA: No centro da fotografia tomada em 3/7/2009, a estação, ao longe, já está sem seu telhado (Foto Rogéria Driessen de Souza/Leandro Chiarello de Souza).
da estação estão arrancadas. A estação foi violada. Sua estrutura permanece firme, embora com o destelhamento as infiltrações devido a chuva sejam uma consequência natural. Ela está em um dos locais mais belos da rodovia BR-116, após a subida da serra do Espigão, sentido Sudeste-Sul, a estação e o pátio são bem visíveis. Infelizmente, mais uma bela estação se perde ao descaso
" (Alan William, 07/2005). A estação ainda foi utilizada pela ALL, atual concessionária do trecho, mas hoje está abandonada e jpa sem o telhado. Apesar disso, em 2011, há carregamento de lenha no pátio da estação, que a ALL chama hoje de Campo do Areião e não com o nome original da estação.
(Fontes: Rogéria Driessen de Souza; Leandro Chiarello de Souza; Alan William, 2005; Nivaldo Klein, 2002; Nilson Rodrigues, 2002-4; Edenir J. Gatner, 2008)
     

A estação em 2002. Foto Nivaldo Klein

A estação, em 11/2002. Foto Nilson Rodrigues

Envolta pela neblina, em 04/2004. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 01/2008. Foto Edenir J. Gatner
   
     
Atualização: 23.06.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.