E. F. Vale do Bom Jesus
(São Paulo)

 

E. F. Vale do Bom Jesus (1991-1994)

Bitola: métrica

Acima, a estação de Pedregulho, em 2000 (Foto Ralph M. Giesbrecht). Abaixo, a de Rifaina, em 1993 (Foto Carlos R. Almeida).


Veja também:

Trem da Linha do Rio Grande


Estação de Pedregulho

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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Trem turístico operado pela E. F. Vale do Bom Jesus, um braço operacional da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - entre março de 1991 e dezembro de 1994. A composição, puxada por locomotivas a vapor, percorria o trecho entre as estações de Pedregulho e de Rifaina, no extremo nordeste do Estado de São Paulo. Foi desativado quando fortes chuvas caíram sobre a região e levaram um aterro próximo à estação inicial de Pedregulho, deixando a linha pendurada.

Interior de um dos carros da composição, em 1993 (Foto J. R. B. Cunha)

Percurso: Pedregulho a Rifaina, no curso da antiga Linha do Rio Grande, da Mogiana
Origem da linha:
Pedregulho-Rifaina - 1991 (a linha original, arrancada em 1973, entre Indaiá e Rifaina, era de 1888).
Depois de arrancados os trilhos de toda a Linha do Rio Grande, em 1988, decidiu-se por aproveitar seu leito entre Pedregulho e Rifaina, com exceção do trecho final nesta última cidade, que teve de ser refeito em local mais alto, bem como a estação, ambas inundadas pela represa do rio Grande nos anos 1970. A estação de Rifaina foi construída como uma réplica da antiga. A linha existe até hoje mas não está em condições de uso por causa do aterro que cedeu em 1995 (alguns citam 1994).

Comentários: Era um trem que atravessava uma região rural entre as cidades de Pedregulho e de Rifaina, com boa parte do percurso descendo a serra, onde está a estação de Igaçaba e apresenta uma vista muito bonita da cidade de Rifaina, do rio Grande e da represa.

À esquerda, o trem corre pela linha; à direita, a composição espera o embarque em Pedregulho, tudo em 1993 (Fotos J. R. B. Cunha)