A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Querente
Massuí
Candeias
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
E. F. Centro-Oeste da Bahia (1905-1913)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1913-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
MASSUÍ
Município de Candeias, BA
Linha tronco - km 39,001 (1960)   BA-3528
  Inauguração: 15.09.1905
Uso atual: demolida?   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Massuí foi aberta em 1905 no que viria a ser o ramal de Água Comprida (hoje Simões Filho)-Buranhem pela então E. F. Centro Oeste da Bahia. Há muitas dúvidas nas datas de abertura das estações e da própria linha da Centro-Oeste. A data de 1905 é dada pelo Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, de 1960. Em 1908, o ramal teria sido completado até Buranhem, depois de modificações no traçado original do plano. A partir de 1948, passou a fazer parte da linha Sul, com a união das estações de Santo Amaro, Afligidos e Conceição da Feira. Já houve tempos em que o trem de subúrbios chegava a Candeias, o que parece ter ocorrido até os anos 1980. Pelo menos desde 1960 e até 1978 existiu um trem diário de subúrbios Salvador-Candeias e que parava em Massuí. Em março de 1970 foram desativados os 34 km entre Candeias e Santo Amaro. Em 1972 o serviço de subúrbios foi restrito até Mapele, a 22 km de Salvador; alguns anos mais tarde o trajeto servido recuou até Aratu, a 19 km de Salvador. Isto significaria que os últimos trens de subúrbio que paravam em Massuí foram tracionados por locomotivas diesel-elétricas? Não consegui localizar a estação, que pode ter sido demolida. Mas certamente o desvio da Bunge, mostrado na foto abaixo, não está longe da antiga estação.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 05/2006; Revista Ferroviária, agosto de 1965; A. A. Gorni, 2004: A Eletrificação nas Ferrovias Brasileiras, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Desvio da Bunge, supostamente próximo à estação de Massuí, em 05/2006. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 02.08.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.