A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Simões Filho
Goes Calmon
Parafuso
...

Linha tronco e Centro (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
 
 
E. F. Bahia ao São Francisco (1860-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
GOES CALMON
Município de Simões Filho, BA
Linha tronco - km 33,597 (1960)   BA-2565
Altitude:   Inauguração: 10.09.1860
Uso atual: posto de saúde   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1942
 
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo baiano em 1903, repassada a outros concessionários até que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935, a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses, já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980, e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
 
A ESTAÇÃO: A estação de Muritiba foi aberta em 1860 no segundo trecho da E. F. Bahia ao São Francisco aberto ao tráfego. Cyro Deocleciano já a cita em seu livro de 1886. (nota: o Guia Geral de 1960 mostra a data de inauguração como sendo 1942, o que está errado. Esta é provavelmente a data de abaertura do prédio atual)

O local é um distrito do município de Simões Filho.

Seu nome original foi alterado para Muriqueira e finalmente para o atual, nos anos 1940, que homenageia um antigo Presidente do Estado da Bahia, Goes Calmon, nos anos 1920.

A estação, no mesmo estilo de construção da de Simões Filho e construída em 1942 (o prédio original foi demolido), esteve abandonada depois de sua desativação nos anos 1970, até o início dos anos 2000, mas, a pedido de moradores do distrito, foi recuperada e nela instalado um centro de saúde que ficava em um outro prédio próximo. Quem me contou isso foi um morador do local, que mora em frente à estação, em 2005.

Ainda era possível se ver os restos das bases dos antigos postes da eletrificação da linha. Existia então apenas ali a linha principal, tendo a segunda e a terceira linha sido retiradas. O morador, em 2005, contava que cansou de
andar de trem por ali, e que eles
existiram até a segunda metade dos anos 1970, relato que bate com outros de pessoas de outras estações da linha, e também que seu pai cortava e vendia "lenha a metro" para as locomotivas a vapor da Leste, além do que, na Avenida das Sete Casas moravam todos os funcionários da Leste Brasileiro que ali trabalhavam.


anos 1960 ACIMA: Bilhete da Leste Brasileiro de segunda classe, em trem de Salvador a Goes Calmon, talvez anos 1960 (Acervo desconhecido).

1924 O Sr. Francisco de Goes Calmon, quando Governador da Bahia, em 1924 (Revista da Semana, 30/8/1924).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Guias Levi, edições de 1932-84; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Goes Calmon, em 16/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Goes Calmon, em 16/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Goes Calmon, em 16/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht
     
     
Atualização: 01.01.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.