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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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João Ellis
Campo Grande
Benjamin do Monte
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NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1986
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E. F. Dom Pedro II (1878-1890)
E. F. Central do Brasil (1890-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervias (1997-)
CAMPO GRANDE
Município do Rio de Janeiro, RJ
Ramal de Mangaratiba - km 41,621 (1928)   RJ-1552
Altitude: 26 m   Inauguração: 02.12.1878
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Campo Grande foi aberta em 1878 ainda pela E. F. Dom Pedro II.

Este bairro carioca é bastante antigo e de sua estação, em 1928, saíam três linhas de bondes elétricos: o do Prata, a da Ilha e a da Pedra, que levava pescadores para a Pedra de Sepetiba.

Hoje a estação serve aos trens metropolitanos da Supervias.

Os bondes, claro, desapareceram há anos... anos demais.

1925
AO LADO: Acidente com morte na estação (O Estado de S. Paulo, 8/11/1925).

ACIMA: Pátio da estação de Campo Grande, nos anos 1970 (Autor não identificado).

ACIMA: Vagão carregado de automóveis novos na estação de Campo Grande, nos provavelmente anos 1970 (Autor não identificado).

(Fontes: Claudio Marinho Falcão; Anderson --, 2008; Alexandre Fernandes Costa; O Estado de S. Paulo, 1925; IBGE: Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, 1958; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação provavelmente anos 1930. Acervo Claudio Marinho Falcão

A estação em meados dos anos 1950. Foto da Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, vol. VI, IBGE, 1958

A plataforma da estação em 2004. Foto Alexandre Fernandes Costa

A estação em 2008. Foto Anderson
   
     
Atualização: 13.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.