Estado do Rio de Janeiro
EFCB - Linha do Centro (até Afonso Arinos)
EFCB - Ramal de Paracambi
EFCB - Ramal de Mangaratiba
EFCB - Ramal Circular de Madureira

HISTÓRICO DA LINHA:

LINHA DO CENTRO DA EFCB: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trensde passageiros sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.

Mapa da Linha do Centro

RAMAL DE PARACAMBI: O ramal de Paracambi foi um dos primeiros ramais a ser construído pela E. F. Dom Pedro II, depois Central do Brasil, entre 1858 e 1861. Funciona até hoje operado pela Supervias com seus trens metropolitanos.
LINHA DO CENTRO RAMAL DE MANGARATIBA
Ramal de Marítima: Marítima
Ramal de São Diogo:
São Diogo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Madureira (saída do ramal Circular de Madureira) >>
RAMAL CIRCULAR DE MADUREIRA (HOJE EXTINTO)
 
Osvaldo Cruz    
Bento Ribeiro    
Marechal Hermes    
Deodoro
(saída do ramal de Mangaratiba) >>
>>
RAMAL DE MANGARATIBA (saindo de Deodoro)
Entroncamento com
a
Linha Auxiliar
Guedes da Costa (antiga Bifurcação) (saída do ramal de Paracambi) >>
RAMAL DE PARACAMBI (saindo de Guedes da Costa)

Túnel 1, logo após Mário Bello. Foto do livro Memória Histórica da EFCB, de Manuel Fernandes Figueira, 1908

Túnel 2. Foto do livro Memória Histórica da EFCB, de Manuel Fernandes Figueira, 1908
Saída do ramal de Matadouro
Paulo de Frontin

Túnel Grande. Foto Jorge
Alves Ferreira, em 12/2001
Santo Antonio
Entroncamento com a Rede Mineira de Viação (linha da Barra)
Entroncamento com o ramal de São Paulo da EFCB
Entroncamento com a Rede Mineira de Viação (linha da Barra)
 
 
 
Entroncamento com o ramal de Jacutinga
 
 
Entroncamento com o ramal de Jacutinga
 
   
Pedreira do Paraíso    
 
Entroncamento da E. F. Rio das Flores até 1922
 
 
 
 
 
 
Entroncamento da Linha Auxiliar
 
Entroncamento da Linha Auxiliar
 
Entroncamento da
Linha Auxiliar
Entroncamento da
E. F. Leopoldina
 
   

Ponte sobre o Paraibuna, onde a linha entra pela primeira vez no Estado de Minas Gerais, próxima à estação de Serraria, em 2001. Foto Manoel Monachesi
   
   
   
   
Entroncamento com o ramal de Afonso Arinos, da Rede Fluminense (Linha Auxiliar)
 
   
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