HISTÓRICO DA LINHA:
LINHA DO CENTRO DA EFCB: Primeira linha a ser construída pela E. F.
Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central
do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro
trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri)
e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864.
Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em
1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para
Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte,
atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às
margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco
usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do
rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou
mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído
um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha
principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal
de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final
da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava
o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São
Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980)
até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais
para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola,
de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada
fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra
do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre
Montes Claros e Monte Azul os trensde passageiros sobreviveram até
1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha
inteira ainda existe... para trens cargueiros.
Mapa da Linha
do Centro
RAMAL DE PARACAMBI: O ramal de Paracambi foi um dos primeiros ramais
a ser construído pela E. F. Dom Pedro II, depois Central do
Brasil, entre 1858 e 1861. Funciona até hoje operado pela Supervias
com seus trens metropolitanos.
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