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VXY Mogiana em MG
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E. F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975- c.1985)
ENGENHEIRO JUNQUEIRA
Município de Mangaratiba, RJ
Ramal de Mangaratiba - km 98,801 (1928)   RJ-0627
  Inauguração: 07.11.1914
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Junqueira foi inaugurada em 1914. Está desativada pelo menos desde os anos 1980, quando o trem de passageiros deixou de passar no trecho entre Santa Cruz e Mangaratiba, que, ao contrário da linha até Santa Cruz, não era eletrificado e era servido por locomotiva a diesel a partir dos anos 1950. O nome homenageava Gabriel Junqueira, engenheiro de construção na época da inauguração do ramal. Max Vasconceellos, em seu livro de 1928, referia-se à estação como "fechada, esguia, construída em estilo desconhecido, passa a estação de Engenheiro Junqueira". Em 1968, a RFFSA chamava a estação de Parada Junqueira.
     

À esquerda, vê-se a plataforma da estação, em foto da Revista Refesa, suplemento especial de 1968. Cessão Christoffer R. e José Emilio Buzelin

Antigo leito da linha em Engenheiro Junqueira, em maio de 2003. Foto Carlos Latuff

Plataforma da demolida estação de Engenheiro Junqueira, em 06/2004. Foto William I. Martins

Plataforma da estação em 08/2007. Foto Leandro Santos
   
     
Atualização: 13.08.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.