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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Silva Rego
Filgueiras
Santo Antonio
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (n/d-1975)
RFFSA (1975-c.1985)
FILGUEIRAS
Município de Mangaratiba, RJ
Ramal de Mangaratiba - km 96,846 (1960)   RJ-3927
  Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
A ESTAÇÃO: Da estação de Filgueiras não consegui menção de inauguração, embora ela conste como existente no Guia Geral de 1960. "A parada Filgueiras, e não Figueiras, tem o nome advindo do sobrenome de um parente distante meu, Francisco Gomes Filgueiras (já falecido), que fez o loteamento na área nas décadas de 1930/40. A foto que consta no site (ao pé da página) é das ruínas de um reservatório de água que fica em frente à hoje chamada praia de Santo Antônio, onde eram abastecidas as antigas "marias-fumaças", locomotivas (saudosas) que eram as usadas na época. A parada Filgueiras ficava um pouco antes, em frente onde há hoje uma bela casa redonda em cima de uma pedra no mar, bem ao lado de uma pequena prainha, a praia de Filgueiras, ainda frequentada hoje. No local ainda tenho minha humilde casa no morro acima. Inclusive, a casa do Sr. Filgueiras ficava acima também, e em frente dela a tal parada, num sítio que levava o nome de "Frida", sua esposa. Na foto que lhe envio em anexo, tirada por mim na década de 1950, onde nem havia ainda em cima da pedra a tal "casa redonda", poderá ser vista, infelizmente só aplicando uma boa ampliação para poder conseguir distinguir, o telhadinho da já totalmente destruida (não restaram nem alicerces) Parada Filgueiras. Era mínima e só cabia um vagão da composição do trem" (Ubiratan Linhares, 27/3/2010).
     

Restos da parada, em 08/2007. Foto Leandro Santos
 
     
     
Atualização: 27.03.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.