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VXY Mogiana em MG
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Saí
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E. F. Central do Brasil (1914-1975)
RFFSA (1975-c.1985)
SAÍ
Município de Mangaratiba, RJ
Ramal de Mangaratiba - km 91,312 (1928)   RJ-3879
  Inauguração: 07.11.1914
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da estação do Saí, onde desviava para o porto; com isso, nos anos 1980, o trecho original entre essa estação e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Saí foi inaugurada em 1914. No Guia Geral de 1960 é citada como "PE", ou seja, uma parada simples. De qualquer forma, já foi demolida, no local, de vista paradisíaca, existe apenas o pátio para cruzamentos dos atuais cargueiros da

ACIMA: Carros de passageiros ainda apareciam em Saí mesmo depois da desativação dos trens de passageiros no ramal: "Embora passasse todo mês por esse pátio, tenho pouquíssimas fotos, porque realmente apareciam poucos trens interessantes quando eu passava. Algumas se salvaram, como esses carros de aço carbono que volta e meia estavam por lá no ano de 1987. Alguém disse que transportavam funcionários da MBR que operava o terminal da ilha Guaíba, se era mesmo e para onde, não sei. Mas acredito que sim, pois não haveria outra utilidade para eles lá e os caras que viajavam neles pela maravilhosa linha do litoral, certamente não imaginavam o raro privilégio que tinham. Mas há muito eles haviam sumido, há uns quinze anos que não vejo mais carros de passageiros nessa linha" (Texto, de 2008, e fotografia, de 1987, por Eliezer Magliano).
MRS que por lá passam. É o último pátio de cruzamento antes da ilha Guaíba, atual terminal da linha. (Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Vias Brasileiras de Comunicação, Max Vasconcellos, 1928; Jorge A. Ferreira, 2007)
     

Pátio da antiga estação (já demolida) em 02/2007. Foto Jorge A. Ferreira

Pátio da antiga estação (já demolida) em 02/2007. Foto Jorge A. Ferreira
     
     
Atualização: 13.08.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.