|
|
E.
F. Rio de Ouro (1883-1928)
E. F. Central do Brasil (1928-1970) |
REPRESA
Município
de Nova Iguaçu, RJ |
E. F. Rio
de Ouro - km 52,398 (1960) |
|
RJ-4332 |
|
|
Inauguração: 15.01.1883 |
Uso atual: sede
da AMORDA |
|
sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
|
|
HISTORICO
DA LINHA: O ramal de São Pedro, posteriormente Ramal de Jaceruba,
foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal
da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford
Roxo e seguia até a localidade de São Pedro (Jaceruba).
Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em 1970. Foi a
última linha da Rio de Ouro a fechar. |
|
A ESTAÇÃO:
Da estação de Rio de Ouro, ou Rio D'Ouro,
inaugurada em 1883, saía um ramal de serviço e com 2,5
km para a represa, razão da construção da ferrovia
em 1883. Este ramal está em

ACIMA: (alto, esquerda) Construção
hexagonal que fica no local onde antigamente saía o ramal da
Represa. Existia uma igual em Cava, onde se bifurcava a linha para
Tinguá. (alto, direita) Escadaria de acesso à parada
da ferrovia. (embaixo) Antigas casas da ferrovia junto à parada.
ABAIXO: Aqueduto, ainda transportando água (Fotos Eduardo P.
Moreira, maio de 2009). CLIQUE NAS FOTOS MENORES PARA OBTÊ-LAS
EM TAMANHO MAIOR
terras do CEDAE e para entrar nas dependências da represa é
necessário ter autorização do IBAMA. A estação
- ou melhor, uma parada, com plataforma e cobertura - ainda existe.
A represa ainda é operacional, operada pela CEDAE.
(Fontes: Eduardo P. Moreira, 2009; Guia Geral de Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79) |
|
|
|

Parada da Represa. Foto Eduardo P. Moreira em maio de 2009 |

Parada da Represa. Foto Eduardo P. Moreira em maio de 2009 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
19.07.2009
|
|