A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Linha da E. F. Goiaz
...
Engenheiro Bethout
Anhangüera
Soldado Mendanha
...

IBGE-1957
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Goiaz (1913-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1980)
ANHANGÜERA
Município de Cumari, GO
Linha-tronco - km 53,927 (1960)   MG-3598
    Inauguração: 24.02.1913
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Anhangüera foi inaugurada em 1913. A estação ficava logo após a ponte da ferrovia sobre o rio Paranaíba, quando a ferrovia entrava no Estado de Goiás. "A Estrada de Ferro Goyaz já penetrou no nosso Estado. Depois de vencer sérias dificuldades na serra do Paranahyba, no triângulo mineiro, a estrada trouxe seus trilhos até a margem do nosso rio limítrofe. O material para a ponte do Paranahyba está em preparo, sendo de esperar que em setembro esteja lançada a ponte metálica ligando as duas margens so Paranahyba e dando passagem franca Às locomotivas. Segundo informações da empresa, em breve se abrirá a estação do Anhangüera, em território goyano, e em dezembro a locomotiva silvará dentro da futurosa cidade de Catalão. Novos horizontes se abrirão para Goyaz" (Mensagem apresentada ao Congresso Legislativo do Estado de Goyaz a 13 de maio de 1922 pelo Exm. Sr. Coronel Dr. Urbano Coelho de Gouvêa, Presidente do Estado de Goyaz). As informações estavam erradas. A locomotiva não silvou em Catalão em dezembro. A estação de Anhangüera, como vimos, foi aberta apenas em fevereiro de 1913, mais de um ano depois da previsão acima. O povoado que deu origem à atual cidade começou a nascer antes mesmo do término da construção da ponte metálica. Hoje a estação foi demolida e não há indícios exatos de onde ela possa ter existido, mas os mais velhos indicam a região próxima das coordenadas 18°20'31.01"S 48°13'9.75"W. A placa (abaixo) não fica num museu, mas sim cuidada pela família dos fundadores de Anhanguera enquanto não há um lugar mais seguro para guardá-la. Essa placa, arrancada da estação, tem a seguinte inscrição: "Por esta estação, no dia 8 de novembro de 1952, passou a primeira composição noturna da Estrada de Ferro de Goiás". Em 31 de março de 1980, o trecho Araguari-Goiandira, na variante Araguari-Pires do Rio, foi entregue pela 1a Companhia de Construção do Batalhão Ferroviário Mauá à RFFSA e a estação de Anhangüera foi fechada. Fora e longe da variante, seus trilhos foram retirados e a estação, demolida.
(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; www.portalanhanguera.com.br; Mensagem apresentada ao Congresso Legislativo do Estado de Goyaz a 13 de maio de 1922 pelo Exm. Sr. Coronel Dr. Urbano Coelho de Gouvêa, Presidente do Estado de Goyaz; Edmar César Alves: Batalhão Mauá - Uma História de Grandes Feitos, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE, 1957)
     

A placa indicando que em 1952 passou o primeiro trem noturno da EFG. Foto Glaucio H. Chaves, em 2005

A estação de Anhanguera em 1980. Autor desconhecido - www.portalanhanguera.
com.br
 
     
     
Atualização: 17.02.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.