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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Pimentel
São Romão
Guaçuí
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E. F. Leopoldina (n/d-1971)
SÃO ROMÃO
Município de Guaçuí, ES
Ramal Sul do Espírito Santo - km 590,485 (1960)   ES-3343
  Inauguração: n/d
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O Ramal Sul do Espírito Santo, assim denominado pela Leopoldina teve sua origem na E. F. Sul do Espírito Santo, que tinha uma linha construída na região de Vitória e pertencia ao Governo do Estado do Espírito Santo, e na E. F. Caravelas, ambas adquiridas pela Leopoldina em 1908. A Caravelas partia de Vitória para Castelo, de um lado, e para Rive, do outro, bifurcando na estação de Matosinhos (Coutinho). Estes trechos estavam prontos desde 1887. Para chegar a Minas Gerais, na linha do Manhuaçu, como rezava o contrato, a Leopoldina levou cinco anos, abrindo o trecho Rive-Alegre em 1912 e até Espera Feliz, ponto final, em 1913. No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi suspenso para passageiros e finalmente erradicado em 26/10/1972. O outro trecho, Espera Feliz-Guaçuí, transportou passageiros até a sua erradicação, em 05/11/1971. Sobram ainda trilhos desde Cachoeiro até próximo à estação de Coutinho, para transportar mármore e granito das diversas serrarias dessas pedras que existem na região.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Romãonão tem data de inauguração conhecida. Trens de passageiros circularam por ali até novembro de 1971, quando o trecho Espera Feliz-Guaçuí teve o tráfego suspenso. Como a parada de Pimentel, pouco antes na linha, não aparecia nos guias ferroviários. A estação foi demolida. "Da estação de São Romão sobrou somente a plataforma de embarque. Segundo o proprietário das casas ao fundo, Sr. Paulo Afonso Teixeira, ele presenciou a demolição por parte de funcionários da Rede, que quebraram e arrancaram as janelas e portas e o que tinha valor, colocando nos vagões pra ser levado para não se sabe para onde. Ele reclama que tentou de tudo para ficar com a estação, quis comprar, fazer qualquer negócio mas os empregados não deram a mínima, e destruíram o restante, que está a 1 km da caixa de agua. A casa dos empregados que davam manutenção na linha eles não demoliram" (Marcos A. Farias, 12/2005).
     

Plataforma da estação e casas novas ao fundo, em 12/2005. Foto Marcos A. Farias

Plataforma da estação, em 12/2005. Foto Marcos A. Farias

Caixa d'água e casa de funcionário, próximas à estação, em 12/2005. Foto Marcos A. Farias

Caixa d'água, próxima à estação, em 12/2005. Foto Marcos A. Farias

Casa de funcionário, próxima à estação, em 12/2005. Foto Marcos A. Farias

Casa de funcionário, próxima à estação, em 12/2005. Foto Marcos A. Farias

Ponte da linha, próxima à estação, em 12/2005. Foto Marcos A. Farias
 
     
Atualização: 22.12.2005
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.