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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Quartéis
Funil
Aperibé
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E. F. Santo Antonio de Pádua (1881-1884)
E. F. Macaé a Campos (1884-1887)
E. F. Leopoldina (1887-1975)
RFFSA (1975-1996)
FUNIL
Município de Cambuci, RJ
Linha de Campos a Miracema - km 416,021 (1960)   RJ-1698
  Inauguração: 01.12.1881
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
HISTORICO DA LINHA: A ferrovia ligando Campos a São Fidélis foi aberta em 1/8/1891, por uma concessão recebida por Edmundo Meinick e outros em 1876. Por outro lado, a E. F. Santo Antonio de Pádua, com uma concessão de 1879, havia estabelecido uma linha unindo Luca (São Fidélis) a Santo Antonio dos Brotos (Miracema), ferrovia esta aberta em 1880, de São Fidelis até Santo Antonio de Pádua, e em 1883, desta cidade até Miracema. Em 1884, este última foi vendida à E. F. Macaé a Campos. Em 1891, quando Miracema já estava ligada a Campos pela junção das duas ferrovias, ambas já pertenciam à Leopoldina. A linha era ligada até a linha do Manhuaçu próxima a Miracema, através do ramal de Paraoquena, que liga as estações dee Cisneiros, naquele ramal, com a de Paraoquena. Embora tenha parado de transportar passageiros desde o início dos anos 80 (em 1980 ainda trens mistos carregavam passageiros de Recreio a Campos), a linha está ativa até hoje para cargueiros da FCA. Nos últimos tempos, o trem de passageiros, e hoje os cargueiros, seguiam direto de Cisneiros, na linha do Manhuaçu, pelo ramal de Paraoquena até Campos, deixando o trecho Paraoquena-Miracema desativado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Funil foi inaugurada em 1881. A descrição do local em 1884 era: "Na estação do Funil, freguezia do Monte Verde: um edifício no km 48, construído de madeiras de lei, coberto de telha, a casa annexa de pau a pique, bem como as terras em que são situados pertencentes à mesma outorgante" (Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886). Ainda passam raros trens cargueiros por Funil, mas os trens de passageiros deixaram de passar por ali desde o início da década de 1980. "Da estação, que foi posta a baixo há anos, só sobrou a caixa d'água que servia as locomotivas a vapor" (Carlos Latuff, 10/2006). (Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Carlos Latuff, 2006; Estradas de Ferro do Brasil, Cyro Pessoa Jr., 1886)
     

Caixa d'água, única coisa da ferrovia que sobrou em Funil, acima e à direita. Fotos Carlos Latuff em 10/2006
 
     
Atualização: 18.08.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.