A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Nova Marília
Maringá
Jororó
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
Flumitrens/Central (1996-2011)
Supervia (2011)
MARINGÁ
Município de Magé, RJ
Ramal de Teresópolis-km 10,999(1925)   RJ-1904
    Inauguração: n/d
Uso atual: parada de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: E. F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis, operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis; no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados desde 2011 pela Flumitrens/Central.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Maríngá é uma plataforma de madeira sem cobertura que atende aos trens metropolitanos da Central. É certamente a parada mais rústica de todas dessa linha.
(Fontes: Carlos Latuff, 2004; Diego Barbosa, 2009; Jorge A. Ferreira; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A parada de Maringá, em 02/2004. Foto Carlos Latuff

Ainda igual, em 04/2009. Foto Diego Barbosa
     
 
     
Atualização: 29.05.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.