A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG

Pátio de Natal da EFSC
 
Rede Ferroviária do Nordeste
rotunda de NATAL da E. F. SAMPAIO CORRÊA
Município de Natal, RN
     
Uso atual: abandonada    
 
ROTUNDAS são depósitos de locomotivas de forma circular ou semi-circular: variam geralmente de prédios construídos em 90 graus até prédios totalmente circulares, construídos em 360 graus. A distribuição das locomotivas para cada baia é feita por um girador, movido na maioria das vezes manualmente. Estes giradores são trilhos que giram dentro de um círculo com um poço, cujos trilhos são apontados para a baia que receberá a máquina. Não confundir girador (ou virador, ou giramundo) com rotunda.
 
Rotunda de Natal - 180 graus
ACIMA: A rotunda em funcionamento. Anos 1950? (Acervo Preserfe/RFFSA). ABAIXO: Interior abandonado da rotunda de Natal em 2010 (Acervo SPU).

A cidade de Natal possui ou possuiu três rotundas. Uma delas ainda está de pé, mas abandonada: é a que pertenceu à antiga Estrada de Ferro Sampaio Corrêa - ou Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte -, localizada no pátio Silva Jardim (como se sabe, houve dois pátios ferroviários na cidade. Uma das rotundas ficava no patio da Imperial Brazilian Natal and Nova Cruz Railway Company e já foi demolida).
ACIMA:Oficinas metálicas e Rotunda do Pátio da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte (tambem conhecida como Sampaio Correia) na Esplanada Silva Jardim, anos 1940. ABAIXO: Pátio da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte (tambem conhecida como Sampaio Correia) na Esplanada Silva Jardim. Década de 1930 (CLIQUE SOBRE AS FOTOS PARA VE-LAS EM TAMANHO MAIOR) (Acervo Wagner Rodrigues).


ACIMA: A Rotunda da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte (tambem conhecida como Sampaio Correia) na Esplanada Silva Jardim. 2005 (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VE-LA EM TAMANHO MAIOR) (Foto Thaysa Fernandes).
(Fontes: Wagner Rodrigues; Thaysa Fernandes; Nilson Rodrigues; Jonas Augusto Martins de Carvalho; SPU)
     

Parte externa da rotunda de Natal. Foto SPU
 
     
Atualização: 13.06.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.