A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
(1884-c. 1975):
Brete de Bagé
Santa Teresa
Industrial
...
(c.1975-2005):
Bagé-nova
Santa Teresa
Industrial
...

Mapa da linha - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
SANTA TERESA
Município de Bagé, RS
Linha Cacequi-Maritima - km 841,120 (1960)   RS-2800
Altitude: 178,15 m   Inauguração: 12.12.1884
Uso atual: empresa Dachery (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1884
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Teresa foi inaugurada pela Southern Brazilian R. G. do Sul Railway em 1884.

Ali existia desde 1897 uma charqueada com esse nome, do Visconde Ribeiro Magalhães. Nos anos 1970, os trilhos foram retirados da estação principal de Bagé e a linha passou a correr mais por fora da cidade, alcançando o antigo pátio da estação de Santa Teresa, que hoje é o pátio de manobras.

O prédio da estação, pequeno, foi abandonado no meio do pátio. Sem conhecer pessoalmente o local, entendo que ele fica próxima à estação nova de Bagé.

Depois, o pequeno prédio foi restaurado e fica no pátio da empresa Dachery, que ocupa as antigas instalações da charqueada citada no site.

Mais detalhes sobre o belo local de Santa Teresa podem ser vistos aqui..

(Fontes: Daniel Gentili; www.vitruvius.com.br; Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias, 1987; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Santa Teresa, c. 2002. Foto do livro Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 264

A estação de Santa Teresa, em 2010. www.vitruvius.com.br

A estação de Santa Teresa, em 12/2021. Foto Vitor H. Langaro
     
     
Atualização: 01.01.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.