A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Universidade
Parada Sears
Cidade Universitária-ant.
...

ramal Jurubatuba - 1970
 
E. F. Sorocabana (1961-1971)
FEPASA (1971-1976)
SEARS (PARADA)
Município de São Paulo, SP
Ramal de Jurubatuba - km   SP-2848
    Inauguração: 1961
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: só plataforma
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha hoje está desativada até para cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: Na linha original do ramal de Jurubatuba da EFS, existiam, além das 11 estações, várias paradas não oficiais, em alguns casos provavelmente balões de ensaio para futuras estações do trecho. Sears era uma delas, e tinha esse nome porque ficava em frente aos antigos escritórios da loja de departamento Sears. Foi aberta em 1961. Entre 1971 e 1976, o funcionário Soler, das antigas Sorocabana e Fepasa, passou pelas estações Sears, Penha, Traição e Brooklin. Na Sears, trabalhou até 1973. Era um estrado de madeira sem cobertura, e por ser uma estação desabitada, conseguiu remoção para a parada da Traição. Foi desmanchada em 17/07/1976.
     
     
     
     
Atualização: 16.04.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.