A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Sears
Cidade Universitária-ant.
Pinheiros-original
...

ramal de Jurubatuba-1980
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1976
...
 
E. F. Sorocabana (1957?-1971)
Fepasa (1971-1976)
CIDADE UNIVERSITÁRIA (ANTIGA)
Município de São Paulo, SP
Ramal de Jurubatuba-km 4,947 (1981)   SP-1148
Altitude: -   Inauguração: 04.04.1981
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1957?
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha hoje está desativada até para cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A velha estação da Cidade Universitária é para mim uma estação misteriosa. Eu me lembro bem de uma estação, um pequeno prédio, ao lado direito de quem subia a ponte da Cidade Universitária nos anos 1970, sentido da Cidade Universitária.

Porém, no mapa abaixo, do Guia Levi, dos anos 1970, o prédio aparece do lado esquerdo. Além do mais, esta estação jamais aparece nos horários da linha na época - da estação de Universidade, o trem pararia apenas na de Pinheiros, pouco antes da ponte da avenida Eusébio Matoso. Porém, havia diversas paradinhas na linha. Seria esta uma delas, com prédio e tudo?

Vejam o mapa abaixo. De qualquer forma, com a construção da atual estação, praticamente no mesmo lugar, em 1979, mas muito mais extensa, foi tudo para o chão, sem vestígios, a não ser os de minha memória. (Ver também CIDADE UNIVERSITÁRIA-CPTM)

ACIMA: Fotografia da linha da Sorocabana, já eletrificada, nos idos de 1966. Ao lado esquerdo, nem sombra da futura avenida Marginal, ali chamada hoje de Nações Unidas. Ao fundo, a então novíssima ponte da Cidade Universitária e o aqueduto do rio Cotia, ambas até hoje ali. No fundo, antes da ponte, uma silhueta que parece ser a pequena construção da estação da Cidade Universitária, bem pouco visível (Foto Edison Milani, 1966).
     
Ao lado, o mapa do Guia Levi dos anos 1970. Acervo Ralph M. Giesbrecht  
     
     
Atualização: 19.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.