A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
São Miguel
Aurora
...

ram. Descalvadense-1950

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
...
 
E. F. Descalvadense (1889-1891)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1891-1960)
AURORA
Município de Descalvado, SP
Ramal Descalvadense - km 13,840   SP-0951
Altitude: 696,800 m   Inauguração: 15.01.1889
Uso atual: escritório de granja (2013)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1891
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E.F. Descalvadense foi fundada por fazendeiros da região de Descalvado e abriu ao tráfego em 15/1/1889. Foi adquirida pela Cia. Paulista em 1891. Tinha apenas 13 quilômetros e bitola de 60 cm, saindo da ponta do ramal de Descalvado, nesta cidade. Era popularmente chamado de "ramal da Aurora" ou de "trenzinho", em oposição ao "trenzão", que partia de Descalvado para São Paulo. Foi desativado em 11 de março de 1960 e os trilhos retirados logo a seguir.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Aurora, que recebeu este nome em homenagem à esposa do fundador do ramal (antes de ser adquirido pela Paulista), foi inaugurada com o ramal, em 1889 (Relatório da E. F. Descalvadense, de 11/6/1890). O trenzinho ia até ela e voltava, num percurso de treze quilômetros por fazendas de café.

Desativado em 1960 e vendido logo após, o prédio da estação, bem como vários outros da vila ferroviária, sobreviveram; a estaçãozinha era em 2013 a sede de uma granja, mantendo ainda bastante de suas feições originais, inclusive a plataforma.

Em 2011, muitos dos edifícios que apareciam na planta de 1949 (ver caixa abaixo) ainda estavam no pátio, com diferentes usos ou mesmo abandonados: caixa d 'água, depósito de carros, armazém ferroviário e até um poço.

1889
AO LADO:
A estação de Aurora já tinha sua agencia de correio, sete meses depois de sua abertura (A Provincia de S. Paulo, 7/8/1889).

1891
AO LADO:
A estação de Aurora já tinha sua agencia de correio, sete meses depois de sua abertura (A Provincia de S. Paulo, 27/10/1891).

ACIMA: Problemas com a agência de correio em 1895 na estação - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 29/5/1895).

1898
AO LADO:
A distribuição dos jornais continuava com problemas tres anos depois nas estações do ramal: aa estações de Pantano e de Aurora - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LÊ-LO INTEIRO (A Provincia de S. Paulo, 12/2/1878).,

ACIMA: Pátio da estação terminal de Aurora, em 1949. A estação está no centro do mapa, tendo o armazém à direita. O fim da linha está na extrema direita (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VER EM TAMANHO MAIOR). Hoje tudo é área particular, dividida em lotes (Acervo Ralph M. Giesbrecht).

1952 - ACIMA: Antiga locomotiva a vapor Baldwin manobrando na estação de Aurora

ACIMA: Antigo depósito de carros em Aurora. Foto Leandro Guidini em 11/4/2011).

ACIMA: Antigo armazém ferroviário, interior (Foto Leandro Guidini em 11/4/2011).

ACIMA: Plataforma da estação em 5/8/2018 (Foto Leandro Ghidini).

(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisa local; Vanderley Antonio Zago; Sergio Vick; Leandro Guidini; Ralph M. Giesbrecht: Caminho para Santa Veridiana, Editora Cidade, 2003; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1872-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação de Aurora, em 7/5/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Aurora, ao fundo, em 7/5/1996. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação vista do outro lado (não dos trilhos) em 11/4/2011. Foto Leandro Guidini

A estação no lado dos trilhos) em 11/4/2011. Foto Leandro Guidini

A estação em 8/2011. Foto Sergio Vick

A estação em 5/8/2018. Foto Leandro Guidini
     
Atualização: 27.08.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.