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Ipaúna
Águas Virtuosas
Fradinhos
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SPM-tronco-1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E.F. São
Paulo-Minas (c.1910-1971)
FEPASA (1971-c.1990) |
ÁGUAS
VIRTUOSAS
Município de Altinópolis, SP |
Linha-tronco original - km 46,000
(1960) |
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SP-0945 |
Altitude: 582 m |
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Inauguração: c.1910 |
Uso atual: abandonada (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: As
origens da E.F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico
da cidade de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos
São Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa
fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta
se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da
estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a
linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa. A linha atingiu
seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso,
em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em
dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha
(Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou
a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão
e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para
formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente
a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada
em quase toda a sua extensão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Águas Virtuosas parece ter sido inaugurada por volta
de 1910.
O prédio ainda existia em dezembro de 2013, e havia gente nele
morando. Era um local de difícil acesso por carro. Ela encontrava-se
a aproximadamente 7 quilômetros do local serra acima (70m. de desnível)
no sentido de Altinópolis, conforme as imagens acima. O local
é de difícil acesso porque a Cia International Papel plantou enorme
área de eucalipto na região. A estação encontrava-se nesse ano ocupada
por uma família de Ribeirão Preto e em razoável estado
de conservação.
Já em 2018, a situação era bem outra: "Fui conhecer Aguas Virtuosas e fiquei surpreso com a destruição. A estação está incendiada e as casinhas dos ferroviários invadidas e bem detonadas. Não há vestígios dos trilhos, que foram furtados há um bom tempo. Uma pena mesmo; cheguei a ver trens carregados de eucalipto vindos de lá. A estação na verdade está cercada de eucaliptos e a linha ainda poderia ser usada. Difícil de entender por que abandonaram tudo. A linha entre Evangelina e Biagípolis também está abandonada, não embarcam mais nada por trem da Usina da Pedra" (Rodrigo Cabredo, 12/2018).
ACIMA: Pátio da estação
de Águas Virtuosas em 2007 (Foto Rodrigo Flores).
ACIMA: Vista do alto, o pátio ferroviário da
Aguas Virtuosas em 2013. ABAIXO: Localização
da estaçãp de Águas Virtuosas e da ponte sobre
o Rio Pardo (Google Maps, gentileza Mauro de Castro Freitas).
(Fontes: Rodrigo Flores; Mauro de
Castro Freitas; Marcelo Mathias; Roni --; Google Maps; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Águas Virtuosas em 2005. Foto
Marcelo Mathias |
A estação de Águas Virtuosas em 2005. Foto
Marcelo Mathias |
A estação de Águas Virtuosas em 2005. Foto
Marcelo Mathias |
A estação em 18/06/2005. Foto Roni, de Brodowski |
A estação em 18/06/2005. Foto Roni, de Brodowski
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A estação em 2007. Foto Rodrigo Flores |
A estação em 20/12/2013. Foto Mauro de Castro
Freitas |
A estação em 19/12/2018. Foto Rodrigo Cabredo |
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Atualização:
19.01.2019
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