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VXY Mogiana em MG
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Ipaúna
Águas Virtuosas
Fradinhos
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SPM-tronco-1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E.F. São Paulo-Minas (c.1910-1971)
FEPASA (1971-c.1990)
ÁGUAS VIRTUOSAS
Município de Altinópolis, SP
Linha-tronco original - km 46,000 (1960)   SP-0945
Altitude: 582 m   Inauguração: c.1910
Uso atual: abandonada (2018)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: As origens da E.F. São Paulo-Minas remontam a 1891, quando um médico da cidade de São Simão resolveu construir uma linha (Cia. Melhoramentos São Simão) que seguisse do centro até a fazenda Santa Maria. A empresa fechou em 1895, mas foi sucedida pela V. F. São Simão, em 1897. Esta se tornou em 1902 a E.F. São Paulo-Minas, quando passou a sair da estação de Bento Quirino e não mais do centro, sendo abandonada a linha que ligava este a Santa Maria, muito mais longa. A linha atingiu seu ponto máximo em 1911, quando alcançou São Sebastião do Paraíso, em Minas. A empresa mudou de donos mais vezes, até que em 1930, em dificuldades financeiras e dois anos após implantar um ramal de Serrinha (Ipaúna) a Ribeirão Preto, foi encampada pelo Estado. Em 1968, passou a ser administrada pela Mogiana, que fechou o trecho entre São Simão e Ipaúna. Em 1971, a SPM foi uma das cinco empresas fundidas para formar a Fepasa. Trens de passageiros correram até 1976. Atualmente a linha, de Ribeirão Preto até São Sebastião do Paraízo, está abandonada em quase toda a sua extensão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Águas Virtuosas parece ter sido inaugurada por volta de 1910.

O prédio ainda existia em dezembro de 2013, e havia gente nele morando. Era um local de difícil acesso por carro. Ela encontrava-se a aproximadamente 7 quilômetros do local serra acima (70m. de desnível) no sentido de Altinópolis, conforme as imagens acima. O local é de difícil acesso porque a Cia International Papel plantou enorme área de eucalipto na região. A estação encontrava-se nesse ano ocupada por uma família de Ribeirão Preto e em razoável estado de conservação.

Já em 2018, a situação era bem outra: "Fui conhecer Aguas Virtuosas e fiquei surpreso com a destruição. A estação está incendiada e as casinhas dos ferroviários invadidas e bem detonadas. Não há vestígios dos trilhos, que foram furtados há um bom tempo. Uma pena mesmo; cheguei a ver trens carregados de eucalipto vindos de lá. A estação na verdade está cercada de eucaliptos e a linha ainda poderia ser usada. Difícil de entender por que abandonaram tudo. A linha entre Evangelina e Biagípolis também está abandonada, não embarcam mais nada por trem da Usina da Pedra" (Rodrigo Cabredo, 12/2018).


ACIMA: Pátio da estação de Águas Virtuosas em 2007 (Foto Rodrigo Flores).

ACIMA: Vista do alto, o pátio ferroviário da Aguas Virtuosas em 2013. ABAIXO: Localização da estaçãp de Águas Virtuosas e da ponte sobre o Rio Pardo (Google Maps, gentileza Mauro de Castro Freitas).

(Fontes: Rodrigo Flores; Mauro de Castro Freitas; Marcelo Mathias; Roni --; Google Maps; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

A estação de Águas Virtuosas em 2005. Foto Marcelo Mathias

A estação de Águas Virtuosas em 2005. Foto Marcelo Mathias

A estação de Águas Virtuosas em 2005. Foto Marcelo Mathias

A estação em 18/06/2005. Foto Roni, de Brodowski

A estação em 18/06/2005. Foto Roni, de Brodowski

A estação em 2007. Foto Rodrigo Flores

A estação em 20/12/2013. Foto Mauro de Castro Freitas

A estação em 19/12/2018. Foto Rodrigo Cabredo
 
     
Atualização: 19.01.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.