A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Terra Nova
Ceém
Sapucaia
...

Ramal de Catuiçara - 1940

Ramal de Catuiçara e ramais secundários e particulares das usinas - do site www.bangue.com.br
 
 
E. F. Santo Amaro (1883-1939)
V. F. F. Leste Brasileiro (1939-1964)
CEÉM
Município de Terra Nova, BA
Linha Sul - km 83,208 (1960)   BA-3032
    Inauguração: 1883
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. de Santo Amaro foi construída em 1883 partindo da estação de Santo Amaro e atingindo a estação de Jacu, e apenas em 1912 foi prolongada até Bom Jardim (hoje Catuiçara). Era um ramal construído para atender aos usineiros da região. Era uma linha que se ligava à linha que vinha de Salvador pela estação de Buranhem, comum às duas linhas. Esta era também ponta do ramal de Buranhem, que partia de Água Comprida (Simões Filho). Pelo que se pôde deduzir, a ferrovia somente foi aberta ao transporte público por volta de 1940, quando, incorporada à V. F. F. Leste Brasileiro, transformou-se num de seus ramais. Várias modificações e retificações de linha durante os anos 1940 deixaram o trecho Santo Amaro-Buranhem fazendo parte da nova linha Sul e o trecho que sobrou, Buranhem-Catuiçara, passou a ser o ramal de Catuiçara. Este por sua vez funcionou até 1964, quando foi desativado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ceém, também chamada de Ponto Ceém, foi inaugurada em 1883 pela E. F. Santo Amaro. Com a incorporação da E. F. Santo Amaro pela Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) em 1939, a estação passou a servir ao transporte público. Quando o principal transporte ainda era o trem do ramal, os dias de feira eram programados, nos lugarejos próximos, que eram distritos de Santo Amaro de forma que os feirantes pudessem participar das feiras, pois parte deles circulava de uma para outra. Assim a feira de Jacuípe era domingo, a de Terra Nova era segunda, a de Catuiçara era sábado, como também a do Jacu. Todos esses locais faziam parte do trecho ferroviário facilitando o deslocamento dos feirantes de uma para a outra feira. Em 20/10/1961, os distritos de Amélia Rodrigues (Lapa), Teodoro Sampaio (Bomjardim), Terra Nova, Conceição de Jacuípe (Berimbau), se desfiliaram de Santo Amaro tirando deste os limites que tinha com os municípios de Alagoinhas e vizinhos, Feira de Santana, Pedrão e Coração de Maria. Foi formado o município de Terra Nova. O ramal de Catuiçara foi fechado em 25/05/64, de acordo com ferroviários da região. Levou um período ainda servindo as usinas Terra Nova e Paranaguá, sendo depois erradicado pela RFFSA, retirando trilhos e agulhas. Nessa época a praça do mercado, em Terra Nova, era uma área grande, sem calçamento onde se arrumavam as barracas de verduras, frutas, peixe seco e hortaliças. Vendia-se passarinho, galinha, porco, peru e periquitos e armavam-se bancas de jogos de azar. Esse espaço era limitado pelo Armazém da Usina que se confrontava com o mercado e pela Igreja e o Ponto Ceem, um ponto ferroviário, que também se confrontavam (se assim se pode dizer pois o Ponto Ceem ficava de fundo para a igreja). Assim era formado esse quadrado. (Textos baseados nos textos do site www.bangue.com.br)
     
À esquerda, em foto do site www.bangue.com.br, pode-se ver ao fundo o mercado. A foto é razoavelmente autl (provavelmente de 2004, e estaria muito próxima de onde era o Ponto Ceem, de acordo com a explicação do texto acima. O fundo do Mercado, mostrado na foto, está exatamente no centro do "Y" que o ramal da Leste (linha férrea) fazia com o ramal da usina, o primeiro indo para Catuiçara (Teodoro Sampaio) e o segundo para os Pontos de Cana.
     
Atualização: 22.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.