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Ramal de Catuiçara - 1940

Ramal de Catuiçara e ramais secundários e particulares das usinas - do site www.bangue.com.br
 
 
E. F. Santo Amaro (1883-1939)
V. F. F. Leste Brasileiro (1939-1964)
RIO FUNDO
Município de
Linha Sul - km 77,030 (1960)   BA-3007
    Inauguração: 1883
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. de Santo Amaro foi construída em 1883 partindo da estação de Santo Amaro e atingindo a estação de Jacu, e apenas em 1912 foi prolongada até Bom Jardim (hoje Catuiçara). Era um ramal construído para atender aos usineiros da região. Era uma linha que se ligava à linha que vinha de Salvador pela estação de Buranhem, comum às duas linhas. Esta era também ponta do ramal de Buranhem, que partia de Água Comprida (Simões Filho). Pelo que se pôde deduzir, a ferrovia somente foi aberta ao transporte público por volta de 1940, quando, incorporada à V. F. F. Leste Brasileiro, transformou-se num de seus ramais. Várias modificações e retificações de linha durante os anos 1940 deixaram o trecho Santo Amaro-Buranhem fazendo parte da nova linha Sul e o trecho que sobrou, Buranhem-Catuiçara, passou a ser o ramal de Catuiçara. Este por sua vez funcionou até 1964, quando foi desativado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rio Fundo foi inaugurada em 1883 pela E. F. Santo Amaro. Em Rio Fundo ficava o Engenho Santo Antonio. Com a incorporação da E. F. Santo Amaro pela Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) em 1939, a estação passou a servir ao transporte público. O ramal que funcionou de 1883 a 1964 foi, com certeza, outro fator que impulsionou o crescimento do povoado da Freguesia de São Pedro do Rio Fundo. A comunidade do lado da usina tendia ao desaparecimento com o fechamento desta. Porém a Prefeitura e órgãos não governamentais começam a intervir. Nenhuma notícia, entretanto, da posição e da situação atual da antiga estação.
     
     
Atualização: 22.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.