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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Jaqueiral
Amado Bahia
Jacupema
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Linha tronco e Centro (1940)
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E. F. Bahia ao São Francisco (1862?-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
AMADO BAHIA
Município de Mata de São João, BA
Linha tronco - km 62,736 (1960)   BA-2569
Altitude: 25 m   Inauguração: 1862?
Uso atual: abandonada (2005)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: anos 1940
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo baiano em 1903, repassada a outros concessionários até que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935, a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses, já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980, e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
 
A ESTAÇÃO: O bairro de Amado Bahia, no município de Mata de São João, tem a sua estação localizada relativamente longe de seu pequeno centro. Não consegui a data da inauguração, mas certamente pelo estilo da estação antiga ainda de pé é provavelmente do século XIX, com grandes chances de ter sido aberta com a linha, em 1862, no mesmo dia das estações de Mata de São João e Pitanga.

A estação mais nova, dos anos 1940 em estilo característico das estações de terceira classe da Leste Brasileiro, estava depredada; a estação mais antiga, que ainda carrega no frontispício seu nome original, Matadouro está em ruínas, em frente à estação mais nova, mas ainda de uma beleza ímpar. Para completar o quadro, uma bela igreja do século 19 também em ruínas teima em se manter de pé. Próximo a isso, algumas casinhas pobres habitadas por gente do lugar.(nota: o Guia Geral de 1960 mostra a data de inauguração como sendo 1946, o que está claramente errado. Os guias já mostram a estação em 1932 com o nome atual e em 1927 com o nome antigo. 1946 é provavelmente a data de abaertura do prédio atual)

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht; Guias Levi, edições de 1932 a 1984; Estradas de Ferro do Brazil, de Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr., 1886)
     


A estação "nova", ao centro, a antiga (Matadouro), à direita, e a igreja, à esquerda, em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação do Matadouro em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

A igreja em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação do Matadouro em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Amado Bahia em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

Frontispício da estação do Matadouro em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação do Matadouro em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 12.02.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.