A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Ouriçanguinhas
Iraí
Cipó
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...


Linha tronco e Centro (1940)
...
 
 
Prolongamento da E. F. Bahia ao São Francisco (1880-1896)
E. F. do São Francisco (1896-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
IRAÍ
Município de Ouriçanguinhas, BA
Linha tronco - km 164,634 (1960)   BA-4098
Altitude: -   Inauguração: 24.02.1896
Uso atual: abandonada (2019)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1896?
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica, seus trens partiam da estação de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego de cargueiros até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Iraí foi inaugurada em 1896, seis anos depois da abertura da linha.

Em 2008 estava abandonada e bastante isolada de outras cidades ou povoados à sua volta, mas parece ser uma das poucas estações que manteve seu prédio original de 1896. Próxima à estação de Iraí, em Ouriçanguinhas, deveria ter sido construído um entroncamento para receber o prolongamento do ramal de Feira de Santana, projetado no final dos anos 1950 mas nunca aberto para o tráfego ferroviário. (Ver mapa no caixa abaixo, com o prolongamento em linha preta tracejada, passando pela localidade de Purificação).

A estação de Iraí continuava na mesma situação em 2019.

Ver também: Estação de Feira de Santana-nova

ACIMA: A linha preta tracejada ligando Feira de Santana a Ouriçanguinhas, passando pela localidade de Purificação, jamais foi construída - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (mapa provavelmente dos anos 1950 - cessão Adolfino Neto).

ACIMA e ABAIXO: A estação de Iraí, abandonada, tem dois corpos, que podem ser visíveis na foto de cima. Veja que o trem encosta no prédio, nas suas extremidades, onde a plataforma é curta; a área maior da plataforma para a espera dos trens pelos passageiros era na área central. Uma das poucas estações que ainda se conserva provavelmente como original, e, pelo seu tamanho, em relação às outras da linha - exceção feita às de Juazeiro, São Francisco e Senhor do Bonfim - deveria ter um movimento maior (Fotos Roosevelt Reis, julho de 2008).


ACIMA: A estação de Iraí, em 2019 (Foto João Paulo Araújo, 27/08/2019).

(Fontes: Roosevelt Reis, 2008; João Paulo Araújo, 2019).


   

Estação de Iraí, em julho de 2008. Foto Roosevelt Reis

Estação de Iraí, em julho de 2008. Foto Roosevelt Reis
 
     
     
     
     
Atualização: 29.05.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.