A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Ouriçanguinhas
Iraí
Cipó
...

Linha tronco e Centro (1940)
 
 
Prolongamento da E. F. Bahia ao São Francisco (1880-1896)
E. F. do São Francisco (1896-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
IRAÍ
Município de
Linha tronco - km 164,634 (1960)   BA-4098
  Inauguração: 24.02.1896
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1896?
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica, seus trens partiam da estação de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego de cargueiros até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Iraí foi inaugurada em 1896, seis anos

ACIMA e ABAIXO: A estação de Iraí, hoje abandonada, tinha dois corpos, que podem ser visíveis na foto de cima. Veja que o trem encosta no prédio, nas suas extremidades, onde a plataforma é curta; a área maior da plataforma para a espera dos trens pelos passageiros era na área central.Uma das poucas estações que ainda se conserva provavelmente como original, e, pelo seu tamanho, em relação às outras da linha - exceção feita às de Juazeiro, São Francisco e Senhor do Bonfim - deveria ter um movimento maior (Fotos Roosevelt Reis, julho de 2008).
depois da abertura da linha. Está hoje abandonada, mas parece ser uma das poucas estações que manteve seu prédio original de 1896.
     

Estação de Iraí, em julho de 2008. Foto Roosevelt Reis

Estação de Iraí, em julho de 2008. Foto Roosevelt Reis
 
     
     
     
     
Atualização: 18.07.2008
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.