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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Itareru
Santaluz
Rio do Peixe
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Linha tronco e Centro (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Prolongamento da E. F. Bahia ao São Francisco (1884-1896)
E. F. do São Francisco (1896-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
SANTALUZ
Municípios de Queimadas (1884-1935)
Santa Luzia (1935-1944)
Santaluz, BA (1944-2008)
Linha Centro - km 298,257 (1960)   BA-2229
  Inauguração: 15.09.1884
Uso atual: estação da FCA   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1884?
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica, seus trens partiam da estação de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego de cargueiros até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Luzia foi inaugurada em 1884, segundo o Guia Geral de 1960, mas Cyro Deocleciano afirma em seu livro de 1886 que todo o trecho além da estação de São Francisco estava em construção nessa época. A cidade se formou em volta da estação: "A sede municipal de Santaluz se originou, ainda neste século, de uma estação ferroviária da Leste Brasileiro, obra implantada em local onde havia uma aglomeração de casas, dentro da Fazenda Santa Luzia, no município de Queimadas. Com a inauguração e utilização freqüente da estação, formou-se um arraial, sendo edificadas casas residenciais e comerciais. Município criado com a denominação de Santa Luzia e território desmembrado de município de Queimadas por Decreto Estadual de 18/07/1935. Em 1943 o topônimo foi alterado para Santaluz. A sede, criada distrito com a denominação de Santa Luzia em 1918,

ACIMA: Pátio atual da estação de Santaluz (Foto José Nunes da Silva Neto, 2008).
foi elevada a categoria de cidade por Decreto Estadual de 30/03/1938
" (www.pfldabahia.org.br). "A estação de Santa Luzia é muito insuficiente para o momento: precisa de reparos gerais, caiação e pintura. De resto, é quase geral a deficiente A conservação dos edifícios da rede, o que causa, de início, desagradável impressão ao visitante" (Boletim da Associação Brasileira de Engenharia Ferroviária, nro. 4, 12/1940, p. 506). Nos anos 1940, o nome da estação foi alterado para Santaluz. Ainda está de pé e pelo que se sabe ainda é o prédio original. Em 2009, a FCA, concessionária da linha, pintou-as com suas cores: laranja e branco (ver foto no pé da página).
(Fontes: Roosevelt Reis; José Nunes da Silva Neto; Sidney Matos; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Associação Brasileira de Engenharia Ferroviária: Boletim, 1940; www.pfldabahia.org.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1984; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, em foto sem data. Acervo Roosevelt Reis

A estação em 2008. Foto José Nunes da Silva Neto

A estação em 2008. Foto Sidney Matos

A estação em 2009, pintada com as cores da FCA
   
     
Atualização: 24.07.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.