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Maracanã
Caetetuba
Tanque
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Saída do ramal de Piracaia (1914-1967): Atibaia
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Bragantina-tronco-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Bragantina
(1914-1967) |
CAETETUBA
Município de Atibaia, SP |
Linha-tronco - km 29,430 (1960) |
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SP-0718 |
Altitude: 744,500 m |
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Inauguração: 01.02.1914 |
Uso atual: sede de ONG (2009) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Bragantina foi inaugurada em 15 de agosto de 1884,
com a linha saindo da estação de Campo Limpo, na SPR, e chegando até
a estação de Bragança. Em 1903, foi comprada pela SPR, com quem ficou
até a encampação desta pela União, em 1946. Com isto, a Bragantina
ficou com o Estado. Antes disso, em 1913, havia sido inaugurado o
prolongamento da sua linha-tronco até Bandeirantes (Vargem), na divisa
com Minas, e, em 1914, o ramal de Piracaia. Em maio de 1967, o trecho
entre Bragança e Vargem foi suprimido, e um mês depois, em 21 de junho,
o que restava do tronco da Bragantina foi desativado depois de muitos
anos de prejuízos. Os trilhos foram retirados não muitos anos depois. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Caetetuba foi aberta em 1914 para servir de estação de bifurcação
para o então recém-aberto ramal de Piracaia.
NOTA DESTE AUTOR: Em reportagens e horários de trem da E. F. Bragantina original (de 1884 a 1914), quando a ferrovia
somente tinha uma linha que ligava as estações de Campo Limpo e de Bragança (depois Taboão), havia a citação de uma estação nessa linha, chamada de Atibaia. Fica a dúvida sobre a estação de Caetetuba, que consta ter sido aberta em 1914 para dali sair um novo ramal, o de Piracaia (veja caixa abaixo, de 1913). Seria Caetetuba a estação de Atibaia reformada, tendo passado a se chamar Atibaia a estação aberta no novo ramal em 1914? Não consegui ainda ter estas respostas.
(Nota: há pelo menos uma fonte que dá a data de inauguração da ferrovia e da maioria das estações como tendo sido em 1872, ou seja, muitos anos antes da data real (15/8/1884). A data mais antiga não é correta. 1872 foi, na verdade, o ano em que a ferrovia obteve sua concessão para construção).
Foi desativada com a linha, em 1967, e tornou-se uma escola da Prefeitura.
É um prédio muito bonita, e ainda tem os trabalhos do beiral do telhado em madeira.
Estava bem conservada em 2009, quando já havia se tornado sede
de uma ONG (Projeto Curumim).
Em 2013 havia planos da Prefeitura de Atibaia para uma reforma do prédio.
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1913
À ESQUERDA: A desapropriação de terras para a estação de Caetetuba sugere que a estação seria construída em local diferente da estação antiga de Atibaia. Porém, poderia ser também aumento de área construída para a velha estação de Atibaia. (O Estado de S. Paulo, 10/9/1913). |
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1916
À ESQUERDA: Conchavo entre os chefes de estação
de Campo Limpo, da SPR, e da de Caetetuba prejudicava interesses
locais (O Estado de S. Paulo, 16/9/1916).
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1917
À DIREITA: Os usuários reclamam da baldeação na estação em Caetetuba(O Estado de S. Paulo, 8/7/1917). |
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1924
À DIREITA: Acidente com morte próximo à
estação (O Estado de S. Paulo, 20/5/1924).
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1924
À ESQUERDA: Descarrilamento de trem na linha para
Bragança (O Estado de S. Paulo, 10/11/1924).
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1926
AO LADO: Os problemas na estação
(O Estado de S. Paulo,
17/6/1926).
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ACIMA: A estação de Caetetuba, assinalada no
oval, aparece em 1962 ainda ativa - há um trem no seu
pátio - a, logo depois, ao norte, vem a bifurcação
das linhas: para a esquerda (norte), a linha para Bragança
e Vargem; para a direita (leste), a linha do ramal de Piracaia, com
uma grande curva e um corte na saída. A área era rual
então (Foto aérea, acervo Daniel Sperandelli). ABAIXO:
A mesma visão hoje mostra a expansão da cidade de Atibaia
para junto dos dois leitos das já há muito extintas
linhas (curioso que, após a bifurcação, a urbanização
não atravessou praticamente nenhuma das duas linhas) (Google
Maps, diagramação Adriano Martins, 2009).

ACIMA: O girador que existiu em Caetetuba
(Autor e data desconhecidos, talvez anos 1960 e possivelmente
acervo Francisco Cesar de Araújo).

ACIMA: Plataforma da estação
de Caetetuba, vista da estação e de sua extremidade.
Era muito longa, possivelmente por ser ponto de baldeação
(Foto Adriano Martins em fevereiro de 2009).
(Fontes: Francisco Cesar de Araújo
(in memoriam); R. M. Giesbrecht, pesquisa local; Daniel Iozzi Sperandelli;
Adriano Martins; Google Maps; O Estado de S. Paulo, 1916 e 1924; E.
F. Bragantina: Relação oficial de estações,
1938; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação, provavelmente anos 1930. Autor desconhecido |

A estação, provavelmente anos 1930. Autor desconhecido
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A estação, provavelmente anos 1930. Autor desconhecido
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A estação, ainda ativa, em 1963. Foto Francisco
César de Araújo |

A estação, ainda ativa, em 1963. Foto Francisco
César de Araújo |
A estação em 30/09/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação em 30/09/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação em 02/06/2002. Foto Adriano Martins |

A estação em 02/2009. Foto Adriano Martins |
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Atualização:
31.05.2021
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