A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Aguassaí
Caucaia do Alto
Linfa
...

Mairinque-Santos - 1937

Geomapas-1990
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
E. F. Sorocabana (1931-1971)
Fepasa (1971-1998)
Ferroban (1998-2013)
CAUCAIA DO ALTO
Município de Cotia, SP
Mairinque-Santos - km 30,888 (1934)   SP-1115
Altitude: 936 m   Inauguração: 24.05.1931
Uso atual: escritório da Ferroban   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1934
 
 
HISTORICO DA LINHA: Projetada desde 1889, a Mairinque-Santos, linha que quebraria o monopólio da SPR para ligar o interior ao litoral foi iniciada em 1929 e terminada em 1937, com a ligação das duas frentes, uma vindo de Santos e outra de Mairinque. É uma das obras ferroviárias mais reportadas por livros no Brasil. Já havia, no entanto, tráfego desde 1930 nas duas partes, e o trecho desde Santos até Samaritá havia sido adquirido em 1927 da Southern São Paulo Railway, operante desde 1913. Com o fim da Sorocabana e a criação da Fepasa, em 1971, a linha foi prolongada até Boa Vista, no fim dos anos 80 (retificação do antigo ramal de Campinas). Houve tráfego de passageiros entre Mairinque e Santos até cerca de 1975, e mais tarde entre Embu-Guaçu e Santos, até novembro de 1997. A linha opera até hoje sob a administração da Ferroban.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Caucaia, mais tarde Caucaia do Alto, foi inaugurada como ponta de linha do segundo trecho da Mairinque-

OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Construção de cozinha na casa do portador; construção de poço na casa do mestre de linha

Santos, em 1931, e, assim como a estação de Aguassaí, era apenas uma casa provisória de madeira. O edifício definitivo somente ficou pronto em 1934, em alvenaria. Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria A (*). A estação está situada a cerca de 1 km a leste da estrada que liga Cotia a Caucaia do Alto, cerca de 500 metros antes do centro do distrito. Na época em que lá estive (abril de 1998), tinha sido feita ali uma tomada para o filme que contaria a história de Pelé, e por causa disso, na estação estava escrito "Estação Tibiriçá", que não aparece nas fotos pois havia uma enorme fileira de vagões bem juntos à plataforma. "A estação está hoje bonita e pintada. Um engenheiro da Ferroban transferiu seu escritório de Mairinque para cá para ficar do lado da linha e fez reformar toda a estação: pintura, troca de telhas, jardinagem (em curso), etc" (Nicholas Burman, 07/2004). ENTRE CAUCAIA DO ALTO E ALDEINHA, ALÉM DA PARADA LINFA, HÁ 3 TÚNEIS. VEJA-OS AQUI (POR RICARDO KORACSONY)

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os diversos postos que funccionavam como si fossem estações de 4a classe, isto é, onde, além do serviço de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas, bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados pela propria distancia".

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins; Ricardo Koracsony; Nicholas Burman; Marcos Zeituni; E. F. Sorocabana: relatórios oficiais, 1910-69; Geomapas; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Plataforma e placa da estação, junto à passagem de nível, em 19/04/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Caucaia do Alto (19/04/1998). Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, em 2001. Foto Adriano Martins

A estação em 05/05/2002. Foto Marcos Zeituni

Placa da estação, em 05/05/2002. Foto Marcos Zeituni

A estação reformada em 07/2004. Foto Nicholas Burman

A estação em 31/10/2009. Foto Adriano Martins
   
     
Atualização: 19.05.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.