A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Elias Fausto
Chave Queluz
Tibúrcio
...

seção Ituana - 1935
 
 
E. F. Sorocabana (1950-1971)
FEPASA (1971-c. 1988)
CHAVE QUELUZ
Município de Elias Fausto, SP
Ramal de Piracicaba - km   SP-1153
    Inauguração: c. 1950
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1969. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 80. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.
 
A ESTAÇÃO: A Chave Queluz foi aberta provavelmente por volta de 1950. Demolida, dela não se encontraram vestígios. Assim como no caso da Chave Stein, os relatórios da ferrovia, embora citando por algum período a Chave Leopoldina (um pouco mais à frente), não citam em nenhum momento esta parada. Ela ficava perto da colônia da Fazenda Queluz, que ainda existe, junto a uma represa no rio do mesmo nome, embora do outro lado desta represa. O depoimento rápido me foi dado em 02/04/1998, em visita ao local.
     
     
     
     
Atualização: 20.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.