A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Casa Grande
Colônia
Barragem
...

ramal Jurubatuba - 1970
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...
 
Estrada de Ferro Sorocabana (1957 -1971)
FEPASA (1971-c.1979)
COLÔNIA
Município de São Paulo, SP
Ramal de Jurubatuba - km 54,440   SP-1143
Altitude: 763 m   Inauguração: 28.09.1957
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: c. 1958
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e a colocação da bitola mista, o que levou à demolição, por causa do óbvio alargamento do leito para comporatr duas linhas, de todas as estações originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi suprimido para além de Jurubatuba. Daí até Evangelista a linha hoje está desativada até para cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Colônia, ou Colônia Paulista, foi

ACIMA: Trem retirando trilhos - notar as gôndolas especiais para isso rebocadas por ele - passando por Colonia Paulista em maio de 2004 (Foto Roberto Bueno de Almeida).
inaugurada em 1957. Desativada no final dos anos 1970, já foi demolida. Não há mais trilhos no local, retirados que foram em 2004. Assim como a estação de Barragem, sempre foi um vagão colocado ao lado da plataforma. Nunca passou disso, segundo Charles Pompiani em 14/2/2014.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Robson Souza; Roberto Bueno de Almeida; Charles Pompiani dos Santos; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1950-68; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação ficava por aqui... Foto Robson Souza em 2003
   
     
     
Atualização: 17.02.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.