A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Anjo da Guarda
Arari
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Carajás (1986-2013)
ANJO DA GUARDA
Município de São Luís, MA
E. F. Carajás - km 0   PA-4203
    Inauguração: 1986
Uso atual: estação de passageiros   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Carajás começou a operar em janeiro de 1986. O tráfego de passageiros, no entanto, foi aberto somente dois meses e meio depois: em 17 de março de 1986, um trem percorreu 540 km de Pequiá, em Açailandia, a São Luís, inaugurando o transporte de passageiros na linha. Logo em seguida, o transporte foi estendido até Parauapebas, que não é o ponto final da linha, este sim no km 892, mas o é para os passageiros. Daí para a frente, somente minério. O trem percorre a linha três vezes por semana, indo num dia e voltando no seguinte.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Anjo da Guarda foi inaugurada em 1986, como estação inicial da linha-tronco da Estrada de Ferro Carajás, da Vale do Rio Doce. A estação leva o nome do bairro em que está situada. Na verdade a linha continua até Carajás, onde estão as minas; o tráfego de passageiros para, no entanto, alguns quilômetros antes, na cidade de Parauapebas. Com trens de
ACIMA: A mesma foto abaixo, mostrando o trem de passageiros pronto para partir na plataforma da estação de Anjo da Guarda em São Luiz, em 2002 (Foto Décio Marques).
passageiros três vezes por semana, a estação tem grande movimento. Segundo Décio Marques, em 2002, o trem sai da estação às sete da manhã: "Existe uma forma curiosa de se esperar o trem, há uma fila de malas e mochilas, e ao invés de você ficar em pé olhando, pode-se tomar um café enquanto só a bagagem pega fila, isto sem dizer que a fila é muito grande".
(Fontes: Coaraci Camargo; Décio Marques)
     

A plataforma de Anjo da Guarda em 2002. Foto Décio Marques

Acima e à esquerda, a estação em 2/2013. Foto Coaraci Camargo

A estação em 2/2013. Foto Coaraci Camargo
   
     
Atualização: 04.03.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.