A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Índice de estações
...
Açailândia
Imperatriz
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Norte-Sul (1993-)
IMPERATRIZ
Município de Imperatriz, MA
E. F. Norte-Sul - km -   PA-4474
Altitude: -   Inauguração: 1993
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1993
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Norte-Sul começou a operar em 1988 no trecho entre Açailândia e Imperatriz. Em 1993 foi implantado nela um trem de passageiros que não durou muito e foi suspenso. Em 2010, a ferrovia já está funcionando até o Estado de Tocantins, mas apenas para cargas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Imperatriz teria sido inaugurada com o trem de passageiros da Vale que percorreria o trecho Açailândia-Imperatriz (único trecho da ferrovia Norte-Sul aberto durante mais de uma década) no segundo semestre de 1993. Realmente, o trem chegou a circular, não se sabe se exatamente quando foi previsto. O fato é que parou "faz tempo". Quando? Ainda nos anos 1990, provavelmente. A estação foi abandonada.

ACIMA: Mapa da linha da E. F. Carajás com suas estaçõies e paradas em junho de 1993. Também inclui o único trecho pronto da Norte-Sul (Açailândia-Imperatriz) que tinhe trens de passageiros nessa época (Revista Ferroviária, 06/1993).
ACIMA: Cargueiro da Vale no patio da estação de Imperatriz, foto sem data. Não se vê a estação (Foto Fernando Cunha).

ACIMA: Pátio de Imperatriz. Ao fundo, do lado direito, uma imagem branca que pode ser a estação. (Data desconhecida. Foto J. Wilson).

(Fontes: Fernando Cunha; J. Wilson; Revista Ferroviária, junho/1993; notícias diversas: 2006 e 2009)
     

   
     
Atualização: 15.05.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.