|
|
E. F. de Baturité
(1908-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997) |
IBICUÃ
(antiga MIGUEL CALMON)
Município de Piquet Carneiro, CE |
Linha-tronco - km 338,166 (1960) |
|
CE-3489 |
|
|
Inauguração: 03.05.1908 |
Uso atual: depósito |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco,
ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com
a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro
trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes.
Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada
com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade
do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias
formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente
por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária
do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens
de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os
anos 1980. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Miguel Calmon foi inaugurada em 1908. Mais tarde seu nome
foi alterado para Ibicuã. Ainda estava de pé
em 2009. Serve como depósito para a guarda de peças e ferramentas
de manutenção da ferrovia.
(Fontes: Joanilton Rodrigues, 2009; Antonio Cariry;
João Carlos Reis Pinto, 2002; Ilustração Brasileira:
2145 Quilômetros pelo Nordeste Brasileiro, 1922; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação de Ibicuã, em 2002. Foto João
Carlos Reis Pinto |
A estação em 8/2009. Foto Antonio Cariry |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
15.06.2011
|
|