Estados do Ceará, Piauí e Maranhão

Rede Ferroviária do Nordeste:
Linha Sul
Linha Norte
Ramal de Camocim
Ramal de Orós
Ramal de Cariús
Ramal de Barbalha
Ramal de Souza
Ramal de Cajazeiras

E. F. São Luiz-Teresina
E. F. Central do Piauí
Linha Teresina-Oiticica


As estações abaixo relacionadas estão listadas de acordo com o Guia Geral de 1960. No caso do Piauí, também estão relacionadas com outras fontes.

HISTÓRICO DAS LINHAS:

LINHA FORTALEZA-CRATO (Linha Sul): A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980.

LINHA FORTALEZA-OITICICA (Linha Norte):
A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte supostamente até os anos 1980.

LINHA SUL LINHA NORTE  
 
METROFOR LINHA SUL  
Otávio Bonfim  
Porangabuçu    
Couto Fernandes  
Montese    
Parangaba Parangaba >> Saída do ramal de Mucuripe
>>>>>>>>>>
Vila Pery   Caucaia Mucuripe
Manoel Sátiro  
Mondubim  
Cidade Esperança    
Aracapé  
Alto Alegre  
Pajuçara  
Novo Maracanaú    
Maracanaú Maracanaú >> >>>>>>>>>> Saída do ramal de Maranguape
Cauípe
Cidade Jereissati   Maranguape
Vila das Flores  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
>>
Sobral
>> Saída do ramal de Camocim
 
 
 
 
 
 
>> Saída do ramal de Independência
Adão
Independência
Saída do ramal de Carius
Saída do ramal de Orós
>> Saída do ramal da Paraíba
PARAÍBA VV
 
>> Saída do ramal de Cajazeiras
 
 
Souza >>
>> Saída para a linha Mossoró-Souza
Saída para o ramal de Campina Grande
 
 
 
 
 
 
 
 
Saída do ramal de Barbalha
 
 
 
   
     
     
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.