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VXY Mogiana em MG
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Engenheiro Lycio
Engenheiro Bráulio
Mário Cabral
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ramal de Dourados-1970
 
 
E. F. Sorocabana (1965-1971)
FEPASA (1971-c.1988)
ENGENHEIRO BRÁULIO
Município de Teodoro Sampaio, SP
Ramal de Dourados-km 857,017 (1986)   SP-0245
    Inauguração: 18.09.1965
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1965
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Dourados foi projetado em 1953 para chegar a Dourados e Ponta Porã, no hoje Mato Grosso do Sul, e aproveitar o potencial madeireiro da região ainda desabitada, para seu transporte mais fácil para os grandes centros. Somente em 1958 a linha foi aberta em seu primeiro trecho até Engenheiro Murgel. Em 1960 chegou a Teodoro Sampaio, para somente em 1965 atingir o que viria a ser seu ponto final, Euclides da Cunha, ainda no Estado de São Paulo. Os trens de passageiros trafegaram até outubro de 1978, quando foram suprimidos. Os cargueiros, depois de dois anos de interrupção voltaram a trafegar em 1980, mas em 1986 a linha para além de Pirapozinho já estava completamente desativado. Em 1988 todo o ramal estava desativado, e em 1998 os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Braulio, em madeira, ficava no Parque Estadual do Morro do Diabo. Em 1984, seis anos após o fim do trem de passageiros e já sem trens de cargas, o jornal O Estado de S. Paulo descrevia que "As estações de Engenheiro Braulio e Engenheiro Lycio possuem característica diferente (das outras do ramal). Ficam no meio da reserva florestal do Morro do Diabo, podendo-se durante o dia contemplar o pico da elevação de 1.400 metros. Rastros de antas, veados, jaguatiricas,queixadas, cachorros-do-mato e lagartos revelam a variedade e riqueza da fauna na área". Estava em mau estado em 1986.
     
     
     
     
Atualização: 26.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.