A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
São Judas Tadeu
Expedicionários
Parque das Águas Claras
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
...
 
E. F. Campos do Jordão (1916-)
EXPEDICIONÁRIA
(antiga BOM SUCESSO)
Município de Pindamonhangaba, SP
Linha-tronco - km 13 (2005)   SP-0340
Altitude: 553,089 m   Inauguração: 1916
Uso atual: estação de trens de subúrbio   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1916
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Campos do Jordão foi aberta a partir da estação ferroviária de Pindamonhangaba, na E. F. Central do Brasil, pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho em 1914, para o transporte de doentes respiratórios para o hospital na então vila de Campos do Jordão. Um ano depois a ferrovia, com problemas financeiros, foi encampada pelo Governo do Estado. Os primeiros trens eram a vapor, substituídos por trens a gasolina em 1916 e pelos elétricos em 1924. A partir dos anos 1980 passou a ser uma ferrovia apenas de turismo, sendo que o trecho da baixada, até Piracuama, continuou a atender até hoje trens de subúrbio da cidade de Pindamonhangaba. No trecho da ferrovia que fica na área urbana de Campos do Jordão, bondes elétricos fazem também o percurso.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1916, como Bom Sucesso. Nos anos 1940, mudou de nome para Expedicionária, como homenagem aos pracinhas da FEB na Segunda Guerra Mundial, embora alguns relacionem o seu nome aos soldados da revolução de 1932. Serve ainda hoje como estação de subúrbios da EFCJ, funcionando das segundas às sextas-feiras. Por ali escoavam também hortaliças e produtos derivados do leite pela ferrovia. A estação foi reformada em 2014: "A Estrada de Ferro Campos do Jordão acaba de concluir a recuperação de toda a parte externa, plataforma, sanitários e telhados da estação Expedicionária, localizada no distrito de Bonsucesso, em Pindamonhangaba. Foi refeita toda a alvenaria externa do edifício da estação, trocados todos os condutores pluviais, reformados os toillets bem como refeita a plataforma, que se encontrava afundada em diversos trechos e removidas as ligações elétricas e hidráulicas improvisadas. A recuperação de mais essa estação insere-se na preocupação de oferecer aos usuários do Trem de Subúrbio um serviço de melhor qualidade, em sintonia com a criação de quatro novos horários, conectando Pindamonhangaba à estação Expedicionária" (Ayrton Camargo e Silva, 21/4/2014).

ACIMA: A estação por volta de 1970, tendo a seu lado um auto-trem - que levava carros para a cidade de Campos de Jordão e o seu motorista seguia como passageiro no trem normal (Foto Guido Motta, por volta de 1970).
(Fontes: Guido Motta; Ayrton Camargo; Carlos Latuff; Fernando Picarelli).
     

Estação de Expedicionária, em 03/2003. Foto Carlos Latuff

A estação em 09/2003. Foto Fernando Picarelli

A estação em 09/2003. Foto Fernando Picarelli

A estação em 09/2003. Foto Fernando Picarelli

A estação reformada em 2014. Foto Ayrton Camargo

A estação reformada em 2014. Foto Ayrton Camargo
     
Atualização: 30.05.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.