A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Pedra do Sino
Parada 444
Buarque de Macedo
...

Linha do Centro - 1931
...
 
 
E. F. Central do Brasil (anos 1960-1975)
RFFSA (1975-1996)
PARADA 444
Município de Carandaí, MG
Linha do Centro - km 444 (1960)   MG-3845
    Inauguração: anos 1960
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A parada do km 444, que parece ter tido um nome propriamente dito mas que não encontrei nos catálogos, foi construída na variante da Pedra do Sino nos anos 1960. Foi demolida, só sobram restos. A própria quilometragem foi alterada em algum ponto, para 456 (colocado sobre a placa de quilometragem 444 próxima à estação). Bastante próximo à parada existe o túnel 40, construído também na variante. (Fontes: Pedro Paulo Resende, 2006; Guias Levi, 1932-1980; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A parada, demolida, em 19/12/2006. Ao fundo, o túnel 40, no sentido norte, no seu emboque sul. Foto Pedro Paulo Resende
     
     
Atualização: 22.10.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.