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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Christiano Ottoni
Buarque de Macedo
Quilômetro 460
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(anos 1960-1996):
Parada 444
Buarque de Macedo
Conselheiro Lafayette
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Linha do Centro - 1931
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. Dom Pedro II (1883-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
BUARQUE DE MACEDO
Município de Conselheiro Lafayette, MG
Linha do Centro - km 450,161 (1928)   MG-0376
Altitude: 978 m   Inauguração: 15.12.1883
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Buarque de Macedo, nome dado em homenagem ao ministro de Obras Públicas em 1881, foi inaugurada em 1893.

O prédio estava abandonado em 2016. A estação estava fechada desde os anos 1980.

"O agradável pátio de Buarque de Macedo, nas cercanias de Conselheiro Lafaiete. A antiga linha entre esta estação Cristiano Otoni foi erradicada há tempos. É possível se seguir de carro o velho trecho, uma paisagem bucólica que margeia a linha nova quase sempre. No caminho vemos as marcas da EFDPII, como muros de arrimo em pedra, bueiros de cantaria,etc. na linha nova, quando em paralelo com a velha, vemos os tradicionais bueiros com datas em alto relevo, típicos da EFCB. Quem não conhece vale a pena percorrer esse trecho. Com um pouco de sorte pode-se pegar trens da MRS no caminho. Numa subida íngreme entre Buarque e Cristiano, quase dentro de um belo corte com muro de pedra, explodiu a caldeira da famosa Loco 815, a Getúlio Vargas" (Pedro Paulo Resende, 10/2006).

ACIMA: Pátio da estação de Buarque de Macedo, em 5 de julho de 2008. Tudo tão bem conservado que parece até que o trem de passageiros ainda passa, o que infelizmente não acontece desde os anos 1980 (Foto Gutierrez L. Coelho).

(Fontes: Alex de Lima; J. E. Buzelin; Christophe Janosch; Pedro Paulo Rezende; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928; Guias Levi, edições de 1932-84)
     

A estação de Buarque de Macedo, em 1998. Foto José Emílio Buzelin

A estação em 01/2004. Foto Christophe Janosch

A estação em 2016. Foto Alex de Lima
     
     
Atualização: 05.11.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.