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E. F. Morro Velho (1914?-anos 1960) |
MORRO VELHO
Município de Nova Lima, MG (1914-1949);
Município de Raposos, MG (1949-anos 1960?) |
E. F. Morro Velho - km 8,800 (1954) |
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MG-4903 |
Altitude: 745,300 m |
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Inauguração: 25.09.1914? |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: desconhecido |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Raposos foi inaugurada em 1891.
Em 25 de novembro de 1914, a Central do Brasil determinou o estabelecimento
de trens de subúrbios entre Belo Horizonte e a estação
de Raposos, que, por sua vez, já era servida por
bondes que vinham de Raposos (Correio Paulistano, 26/11/1914,
p. 6).
Em 1928 e até pelo menos os anos 1960, daqui saía uma
linha de bondes elétricos, da St. John Del Rey Mining Co.,
com um percurso de 9,5 km que partia da plataforma da estação
e a ligava à cidade de Nova Lima.
Em 1931, o Príncipe de Gales (futuro rei Eduardo VIII da
Inglaterra)
e o Príncipe George (futuro rei George VI da Inglaterra) visitram a pequena ferrovia.
"Meu cunhado de Belo Horizonte me contou que nos anos 1960
ele saía às 6 horas da manhã de casa a pé
e atravessava o pico de BH, chegando ao meio-dia em Nova Lima, almoçava
e às 14 horas pegava o trenzinho da Morro Velho até
Raposos. Lá pegava o trem da Central Rio-Belo Horizonte"
(Alberto del Bianco, janeiro de
2018).
A ferrovia teria sido desativada quando, afinal? Dois artigos do jornal "O Estado de S. Paulo" de 5 e de 8 janeiro de 1965 (ver caixas abaixo, de 1965) falavam sobre a desapropriação imediata da ferrovia de Morro Velho, mas não citava se ela deveria continuar em funcionamento ou não. Teria sido este o fim da pequena ferrovia?
O fato é que a mina continuou funcionando por muitos anos, tendo sido fechada no início dos anos 2000. Hoje, inclusive, os donos são outros. Em pesquisa, não obtive qualquer informação sobre quando rodou o último trem.
Quanto à estação da mina, onde descia quem embarcava em Raposos, também não identifiquei nas fotos algo que me mostrasse se havia ou não alguma construção, ou se seria uma parada simples com cobertura ou não.
ACIMA:
Convite distribuído em Raposos para a recepção
dos príncipes ingleses (respecivamente, futuros reis Eduardo VIII
e Jorge VI) em 1931, quando para lá se dirigiram para
ver a mineração de Morro Velh (Acervo particular).
ACIMA: Mapa da E. F. Morro Velho partindo da estação de Raposos em 1954 (I Centenario das ferrovias brasileiras, 1954, p. 34).
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1965
AO LADO: A desapropriação da ferrovia não explicava se a ferrovia iria ser desativada ou não (CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO COMPLETO) (O Estado de S. Paulo, 3/1/1965). |
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1965
AO LADO: Outra notícia três dias após não explicava se a ferrovia seria mantida fincionando (CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO COMPLETO)(O Estado de S. Paulo, 8/1/1965). |
(Fontes: Leonardo Bloomfield; Gutierrez L. Coelho;
Correio Paulistano, 1914; www.raposos.com.br; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVII, 1959; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
27.01.2023
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