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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Upatininga
Baraúna
Aliança
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Linha Norte - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Great Western (1883-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
BARAÚNA
Município de Aliança, PE
Linha Norte - km 91 (1960)   PE-3824
    Inauguração: 01.01.1883
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Baraúna foi inaugurada em 1883. A

Acima, o município de Aliança, com a linha Norte da RFN cruzando-a de sul a norte. A estação de Baraúna nem aparece no mapa. (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958).
estação ou povoado não aparecem no mapa do IBGE acima. A estação já foi demolida. Tudo leva a crer ter sido apenas um ponto de parada. Pouco resta da base da plataforma, já bastante deteriorada pelo avanço da plantação de cana de açúcar. Mais uma condenada ao esquecimento em uma via ainda operacional. Porém, a pequena vila que ela atendia também não existe mais, esta quase no meio do nada, condenada.
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958; Guias Levi, 1932-1982; Sydney Correa, 2009. Mapas: acervo R. M. Giesbrecht)
     

Restos da plataforma da parada, já escondido quase que totalmente pelo mato. Foto Sydney Correa
     
Atualização: 04.09.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.