A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Parijós
Bom Jardim
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Great Western (1937-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1968)
BOM JARDIM
Município de Bom Jardim, PE
Ramal de Bom Jardim - km 113 (1960)   PE-4239
Altitude: 303 m   Inauguração: 10.05.1937
Uso atual: Sede da Prefeitura (2009)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1937
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído como parte da então linha-tronco da E. F. Recife ao Limoeiro, e em 1882 atingiu Limoeiro. Com a decisão de se unir a ferrovia a partir de Carpina às ferrovias da Paraíba, o trecho tornou-se um ramal. Em 1930 ele foi prolongado até Lagoa Comprida e finalmente em 1937 até Bom Jardim, que definitivamente se tornou seu ponto terminal. O tráfego do ramal foi interrompido por um acidente em 1963 e nunca mais foi reativado. Em 13 de outubro de 1968 o ramal foi oficialmente erradicado.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bom Jardim foi inaugurada em 1937 como estação terminal do ramal de Bom Jardim. Era também a estação mais alta de todo o ramal (303 m). "A estação de Bom Jardim está em ótimas condições e é onde hoje funciona a prefeitura do município. Possuía um armazém para as cargas e uma garagem e oficina com virador para as locomotivas, está tudo de pé ainda, sob a administração do município. O leito da ferrovia foi calçado e hoje a cidade está razoavelmente

ACIMA: O primeiro trem a chegar em Bom Jardim, em 1937 (Acervo da Prefeitura Municipal). ABAIXO: (esquerda) Antigo depósito de locomotivas de Bom Jardim. (direita) Antigo armazém da estação (Fotos Sydney Correa, janeiro de 2009).



ACIMA: Resto dos trilhos do ramal e do pátio da estação ainda são visíveis em Bom Jardim em 2016 (Foto Marcos Barbosa).
desenvolvida para a região. No armazém de construção que existe à frente da estação, tivemos a grata surpresa dele ainda guardar, em moldura, a foto da chegada do primeiro trem na estação (acredito ser uma Consolidation), motivo de festa e comemoração no município. Uma verdadeira raridade de valor histórico, cuidadosamente retirada de sua moldura para permitir que a fotografássemos. Lá também foi-nos contado um pouco da história da ferrovia. Neste dia de chegada do primeiro trem, em meio ao reboliço causado, um mais exaltado chegou a beijar, isso mesmo, beijar a locomotiva. Ao ver tal cena outro gritou: 'cuidado que é quente', ao que o outro respondeu com um sorriso meio desajeitado: 'é morninho'. Apesar de constar sua desativação em 1968, as informações colhidas por mim nesse levantamento informam que em 1963, num local conhecido como Vargem Grande, uma enchente carregou um trecho do leito da ferrovia deixando seus trilhos suspensos no ar. Após esse fato, por algum motivo, e talvez o já desinteresse pelo ramal, o trecho afetado não foi reconstruído e os trens deixaram de circular. Após a desativação definitiva, os trilhos foram arrancados e todos os dormentes e alguns trilhos foram doados aos donos das propriedades locais por onde passava a ferrovia, enterrando, definitivamente, o saudoso ramal de Carpina ao Bom Jardim
". (Sydney Correa, 01/2009). Realmente, os guias de 1964 para a frente não mostram mais horários para o ramal de Bom Jardim.
(Fontes: Sydney Correa; Marcos Barbosa; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-82)
     

Estação de Bom Jardim, em janeiro de 2009. Foto Sydney
Correa

Estação de Bom Jardim, em janeiro de 2009. Foto Sydney
Correa

Estação de Bom Jardim, em janeiro de 2009. Foto Sydney
Correa
     
Atualização: 18.02.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.