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Rede Ferroviária
do Nordeste (1962-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SALGUEIRO
Município de Salgueiro, PE |
Linha Centro - km 608,035 (1965) |
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PE-3420 |
Altitude: - |
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Inauguração: 23/09/1962 |
Uso atual: fechada (2020) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1960 |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão,
pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria
a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se
pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida,
somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem
se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950,
a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se
chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar
Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada
pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir
de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos
apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio.
Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está
abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária
da linha desde 1997. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Salgueiro
foi inaugurada em setembro de 1962 (informação conseguida nas edições do Diario de Pernambuco daquela época). Era a única
estação não seguia o mesmo estilo das estações construídas
no trecho Serra Talhada a Salgueiro. É o fim
da linha.
Jamais houve um prolongamento, que, em princípio,
deveria atingir o sul do Ceará e se encontrar com a antiga
E. F. Baturité, da RVC.
Em 2006, a estação parecia estar
abandonada. As casas de turma estavam literalmente em ruínas.
Falava-se em prolongar a linha até
Missão Velha, próxima a Juazeiro do Norte,
onde passa a linha da antiga E. F. Baturité, e essa seria
a Transnordestina da qual se fala há 100 anos. Mas a antiga
linha da Central de Pernambuco estava abandonada e em muitos
trechos com trilhos roubados. Nela, não mais circulavam trens desde 2000.
A linha para Missão Velha foi outra, reconstrução total da antiga Central de Pernambuco; a linha antiga foi jogada fora.
Este é
o Brasil. Tudo se joga fora, tudo se reconstrói, pois o povo
não nega impostos.
Depois de anos de abandono, a antiga estação
foi restaurada em 2014 e nesse ano funcionava como sede do SEBRAE.
A estação de Salgueiro estava bem preservada em outubro de 2020, porém sem uso aparente. Era possível observar um tanque anexo à estação que provavelmente servia para o abastecimento das locomotivas diesel e também um comprido galpão e uma pequena estrutura, que não sei se servia para abrigar algum segurança ou alguém responsável pelo controle de tráfego. Uma das coisas mais interessante de se observar é a imensidão do pátio, não sei se na época havia várias linhas auxiliares e grande movimento de cargas ou se o propósito seria pelo potencial futuro que aquela região teria no transporte de cargas, talvez pensassem em fazer um entroncamento ferroviário aos moldes do que tentam fazer hoje com a Transnordestina. Outra coisa curiosa é que o pátio ainda não foi invadido pela população, dá pra andar livremente com o carro.

ACIMA: Armazém do pátio ferroviário de Salgueiro em 2020 (Foto Rodrigo Henrique).
(Fontes: Luiz Ruben F. de A. Bonfim; http://desbravandopernambuco.blogspot.com.br
/2013/11/salgueiro.html; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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A estação, em 2002. Acervo Luiz Ruben F. de A.
Bonfim |

A estação, em 2002. Acervo Luiz Ruben F. de A.
Bonfim |

A antiga estação, restaurada em 2014. http://
desbravandopernambuco.
blogspot.com.br |

A estação de Salgueiro em 16/10/2020 |
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Atualização:
28.10.2020
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