|
|
E. F. Central de
Pernambuco (1888-1904)
Great Western (1904-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TAPERA
Município de Moreno, PE |
Linha Centro - km 38 (1960) |
|
PE-3223 |
|
|
Inauguração: 10.11.1888 |
Uso atual: n/d |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Central de Pernambuco foi aberta em 1885, de Recife a Jaboatão,
pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que mais tarde viria
a incorporar quase todas as ferrovias de Pernambuco, estendendo-se
pelos Estados limítrofes. Aos poucos, a linha foi sendo estendida,
somente chegando ao seu extremo, em Salgueiro, no ano de 1963, sem
se entroncar com linha alguma na região. Antes disso, em 1950,
a União incorporou a rede da Great Western, que passou a se
chamar Rede Ferroviária do Nordeste. A EFCP passou a se chamar
Linha Centro. Esta linha, que como toda a RFN passou a ser controlada
pela RFFSA a partir de 1957, passou a ser operada por esta a partir
de 1975. Em 1983, os trens de passageiros foram suprimidos e mantidos
apenas no trecho entre Recife e Jaboatão, como trens de subúrbio.
Atualmente (2005), de Jaboatão para a frente, a linha está
abandonada, sem movimento ferroviário por parte da CFN, concessionária
da linha desde 1997. |
|
A ESTAÇÃO: A parada da Tapera
foi inaugurada, segundo o Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil,
em 1888, e, segundo o livro Estrada de Ferro Central de Pernambuco,
de Luiz Ruben F. de A. Bonfim, em 1886. Sempre no dia 10 de novembro.
A estação passou por alguns episódios interessantes
na época da Coluna Prestes: "Na mesma época que a Coluna
Prestes se encontrava no Nordeste foi transferido do Rio de Janeiro
para o Recife o tenente Cleto da Costa Campelo Filho, que havia prometido
ao comando da Coluna Prestes que iria levantar parte do Exército em
Pernambuco e juntar-se à mesma na região do Pajeú. No Recife estavam
alguns oficiais revoltosos, participando da tropa secretamente outros
na clandestinidade, que programavam fazer um levante. Era época de
Carnaval e o articulador do movimento foi o jovem tenente Cleto Campelo.
O plano foi descoberto, alguns conspiradores presos e o levante fracassou.
Cleto Campelo conseguiu fugir para Jaboatão, onde junto com 25 companheiros
tomou a cadeia pública e as oficinas da Great-Western, libertou os
prisioneiros prendeu os policiais e cortou a linha telefônica para
o Recife. Apossaram-se da munição que existia na estação ferroviária,
tomaram o trem de passageiros descarrilando os vagões que não precisavam
utilizar. Integraram ao movimento alguns operários da Great-Western,
saquearam parte do comércio e viajaram pela ferrovia Central com paradas
sucessivas em Tapera, Vitória de Santo Antão e Pombos. Em Vitória
de Santo Antão os rebeldes passavam de 80 homens, almoçaram no Hotel
Fortunato e seguiram em frente. Em Gravatá os legalistas haviam organizado
a resistência. os revolucionários desceram do trem e foram surpreendidos
com muitos tiros. O tenente Cleto Campelo caiu morto. era 18 de fevereiro
de 1926. A derrota trouxe grande desgosto para os revoltosos e começou
a desistência de vários componentes da tropa, porém o comandante substituto,
tenente Valdemar Lima, dominou a situação. Valdemar Lima, pernambucano
de Recife, conhecido como "Tenente Limão", ordenou o maquinista a
seguir em frente com destino Bezerros-Caruaru. No entanto, devido
a uma sabotagem , o trem descarrilou alguns quilômetros antes da cidade
de Caruaru, num povoado denominado Gonçalves Ferreira. No momento
outros rebeldes fugiram, ficando com o tenente apenas 30 companheiros.
O tenente Valdemar Lima, depois da queda do trem, sem condução e muito
preocupado, desistiu do plano, que era chegar às margens do Rio São
Francisco, onde se encontrava uma parte da Coluna Prestes comandada
pelo tenente João Alberto Lins de Barros, esperando o tenente Cleto
Campelo, até receber a notícia do fracasso dos companheiros do Recife.
A Coluna atravessou o Rio São Francisco com destino ao Sul"
("A origem de Topada", autor desconhecido, site mq.nlink.com.br/~stefan/caruaru.htm).
Está abandonada hoje (2005).
Acima, mapa do município de Moreno nos anos
1950. A linha Centro cruza-o de leste a oeste e a estação
da Tapera está a oeste, próximo ao riacho da Varzea
do Unu. Ao sul, podem-se ver as linhas férreas da Usina Jaboatão,
vindas desse município fronteiriço. (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958).
(Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; http://mq.nlink.com.br/~stefan/caruaru.htm; Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958; Luiz Ruben
F. de A. Bonfim, 2002; Guias Levi, 1932-1982) |
|
|
|
A parada da Tapera em 2002. Foto do livro Estrada de Ferro
Central de Pernambuco, de Luiz Ruben F. de A. Bonfim |
A parada da Tapera em 2002. Foto do livro Estrada de Ferro
Central de Pernambuco, de Luiz Ruben F. de A. Bonfim |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.09.2011
|
|