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VXY Mogiana em MG
Linha da E. F. Goiaz
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Quilômetro 38
Horto Florestal
Engenheiro Bethout
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Goiaz (1944-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
HORTO FLORESTAL
Município de Araguari, MG
Linha-tronco - km 47,150 (1960)   MG-3835
Altitude: 629 m   Inauguração: 30.10.1944
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação do Horto Florestal foi inaugurada em 1944.

"Entre Ararapira e Engenheiro Bethout existiam duas estações: a Estação Quilômetro 38 e a estação Horto Florestal, que ficava no km 47,15, a 629 m de altitude. Na região, existem algumas ruínas ferroviárias e um monumento aos soldados mortos na Revolução de 1932. A estação foi demolida. Existem ainda os restos de uma plataforma, pilares de caixa d'água, uma estrutura de concreto de dois andares, olarias, um simples monumento e uma pequenina barragem, numa região no sopé da "Serra da Bucãina", em meio a uma floresta de eucaliptos que serviam à ferrovia. Hoje é um local praticamente perdido. Muitos trechos do antigo leito hoje servem de estrada rural, que ainda passa por vários dos belos cortes feitos com picareta (Glaucio Henrique Chaves, 10/2006-02/2009).

Coordenadas da plataforma: 18°22'22.13"S 48°14'47.75"W"

(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1957)
     
   
     
     
Atualização: 03.07.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.