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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ponte Nova
Palmeiras
Ana Florência
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1991
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E. F. Leopoldina (n/d-1975)
RFFSA (1975-1994)
PALMEIRAS
Município de Ponte Nova, MG
Linha de Caratinga - km 440,519 (1960)
  MG-0337
    Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo "tráfego suspenso".
 
A ESTAÇÃO: A estação de Palmeiras ficava logo após os trilhos do ramal cruzarem o rio para leste, seguindo no sentido de Caratinga. "Há um pontilhão sobre o Rio Piranga no bairro de Palmeiras, a menos de 50 metros da estação do mesmo nome, porém foi impossivel tirar foto desta estação, pois a mesma se encontra totalmente ocupada por uma empresa de material de construção" (Elias Torrent, 08/2005). Bom, logo depois apareceu uma foto da sua fachada, tirada em 1997 (ver abaixo). No início de 2011, a estação estava sendo demolida. (Veja também E. F. USINA ANA FLORÊNCIA)
(Fontes: Leandro Guidini; Maxwell Zaidan; Elias Torrent; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
     

A 50 metros da estação, a ponte sobre o rio Piranga, em 08/2005. Foto Elias Torrent

A fachada da estação, em 1997. Foto Maxwell Zaidan

Plataforma da estação, dentro da empresa, em 08/2005. Foto Elias Torrent

Plataforma da estação, dentro da empresa, em 08/2005. Foto Elias Torrent

A estação sendo demolida em 25/12/2010. Foto Leandro Guidini
 
     
Atualização: 12.02.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.