A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Barreira
Miudinho
Soberbo
...

...

Mapa da linha - 1932
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Teresópolis (1905-1919)
E. F. Central do Brasil (1919 -1957)
E. F. Leopoldina (1957)
MIUDINHO
Município de Teresópolis, RJ
Ramal de Teresópolis-km 27,160(1925)   RJ-1901
    Inauguração: 08.1905
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: E. F. TERESÓPOLIS (RAMAL DE TERESÓPOLIS): A ferrovia ligando Magé a Teresópolis foi aberta em 1908, partindo do Porto da Piedade, nos fundos da Baía da Guanabara, chegando a Alto Teresópolis, depois de diversas inaugurações parciais de trechos a partir da Piedade desde 1896. Em 1919, a ferrovia foi encampada pela E. F. Central do Brasil, que prolongou a linha até a várzea de Teresópolis. Já antes de 1940, porém, o trecho entre Porto da Piedade e Magé foi suprimido, e os trens para Teresópolis, operados pela Central do Brasil, passaram a sair da estação de Barão de Mauá e seguindo pela linha da Leopoldina até Magé, daí entravam pela linha original. Em 9 de março de 1957, a linha foi entregue à Leopoldina, que imediatamente suprimiu o trecho Guapimirim-Teresópolis; no trecho Magé-Guapimirim até hoje passam trens de subúrbio operados desde 2011 pela Flumitrens/Central.
 
A ESTAÇÃO: A linha estacionou em Guapimirim até 1901, prosseguindo depois até Barreira, onde chegou em 1904. Depois, mudou-se a ponta dos trilhos para Miudinho, em agosto de 1905. Em 1906 já havia mais 2 km alem de Miudinho. O aterro do Miudinho tinha 15% de rampa e foi a maior dificuldade da ferrovia. Foi construido com ajuda de duas locos de cremalheira levando terra em prancha, pois em burros era impossivel. Em 1908 mudou-se

ACIMA: Caixa d'água da estação de Miudinho em foto sem data (Autor desconhecido).
novamente a ponta dos trilhos de Miudinho para o garrafão, onde se aguardava a fabricação do viaduto na Europa. Enfim, como a estação de Barreira durou pouco, na prática a primeira estação depois de Guapimirim era Miudinho, a qual tive a sorte de poder visitar em 1997. Não havia nada de pé, somente os pilares da caixa d'água e as bases da estação e casa do agente. A construção da linha estancou ali por um bom tempo, pois o maior desafio da E. F. Teresópolis foi vencer um imenso vale situado no meio da serra. Ali existia uma tal venda do Miudinho por volta de 1850/70 e por isso o local ficou conhecido por esse nome. O aterro do Miudinho foi a maior dificuldade para conseguir levar os trilhos até o alto da serra. O aterro tinha cerca de 150 metros de comprimento. Em fevereiro de 1996, foram feitos alguns croquis do lugar pois era impossível registrar o local por fotos devido à selva que ali se formou. Esses croquis são para que se entenda que ali um dia funcionou uma estação movimentada em virtude das obras na serra.
(Fontes: Pedro Paulo Resende, 2003; Revista da Semana, 1932; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

O aterro de Miudinho, foto sem data. Cedida por Pedro Paulo Resende

Cisterna da antiga estação de Miudinho, jogada ao chão, enferrujando no antigo local da estação. Foto de Pedro Paulo Resende em 1997
     
 
     
Atualização: 29.05.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.