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Iata
Bananeiras
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Madeira-Mamoré (n/d-1972)
IATA
Município de Abunã, RO
Linha-tronco - km 337,300 (1960)   RO-4611
Altitude:   Inauguração: n/d
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA:
 
A ESTAÇÃO: A parada de Iata não tem data de inauguração conhecido por mim.

O nome do distrito se refere ao rio Iata (um rio do lado boliviano que tem sua foz no rio Madeira em frente a esta localidade) e originou-se a partir de uma base dos trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré – EFMM e comunidades agrícolas. Mais tarde, a colônia cearense chegou para contribuir com as práticas agrícolas, após a criação do Território Federal do Guaporé, em 1943. Mas a ligação da localidade com Guajará-Mirim era feita por uma estrada de terra que precisava de manutenção regularmente (texto: news.rondonia.com.br, 2023).

Em 1953, Iata era considerado um núcleo agrícola criado para "promover o fomento da produção a fim de que barateassem os gêneros alimentícios" (Folha da Manhã, 26/9/1953).

Só em 2013 o trecho de sete quilômetros foi asfaltado até a BR-429, que liga Guajará-Mirim à BR-364. Considerada uma terra em potencial para cultivo na época, tinha o objetivo de abastecer Guajará-Mirim em alimentos e se tornou o distrito de
Guajará-Mirim
, em 1998 pela Lei Municipal N° 671 texto: news.rondonia.com.br, 2023.


ACIMA: A estação de Iata ainda existia em 2023 (Foto: Teresinha Felix e Setur).

(Fontes: Teresinha Felix e Setur, 2023; News.rondonia.com.br; Folha da Manhã, 1953; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

     

A estação em 2023. Foto Teresinha Felix e Setur
     
     
Atualização: 25.05.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.