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Misericordia
Vila Murtinho
Lages
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Madeira-Mamoré
(1911-1972) |
VILA
MURTINHO
Município de Nova Mamoré, RO |
Linha-tronco - km 315,400 (1960) |
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RO-3004 |
Altitude: 146 m |
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Inauguração: 1911 |
Uso atual: abandonada (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vila Murtinho teria sido inaugurada em 1911, ou em 1/8/1912
- esta data, dada pelo Guia Geral de 1960.
"Em Vila Murtinho,
unem-se os rios Mamoré e Beni, dando origem ao rio Madeira.
A vila nasceu com a construção da ferrovia. A estação
está a cerca de 200 metros da margem do rio. Era a mais importante
da Madeira-Mamoré, pois era aqui que desembarcava
a borracha que descia os rios bolivianos Beni e Iata. Realmente, junto
à margem do rio, espalhavam-se milhares de pelas de borracha
procedentes da Bolívia, e que os vagões transportavam
para Porto Velho, onde eram reembarcados em navios para Belém"
(Manoel Rodrigues Ferreira, 1960).
Em algum momento, o prédio da estação primitiva deu lugar ao prédio atual, conclusão tirada a partir do estilo do prédio que sobrevive até hoje.
Vila Murtinho, situada na
confluência dos rios Beni e Mamoré, era a estação da E.F.M.M. mais
movimentada. A razão consistia em ser o ponto de embarque das mercadorias
dos produtores bolivianos como a borracha, a castanha, a copaíba,
poaia, o camaru, além de ser o porto de desembarque das mercadorias
vindas da Europa. Estas eram embarcadas com destino à "Casa Suares"
em Cachoeira Esperanza, sede dos serigais benianos.
Nos dias da chegada
dos trens, Vila Murtinho regurgitava de gente. Bolivianos e brasileiros
confraternizavam-se nesse dia em cervejadas homéricas e nos jogos
de pôquer, da pinta e do cispladim. Por vezes essas reuniões degeneravam-se
em sérios conflitos. Por isso o governo do Mato Grosso nomeou delegado
da localidade um capitão reformado da polícia chamado Capitão Paz,
para pôr fim às badernas (http:// alekspalitot.blogspot.com.br /2011/07/vila-murtinho-onde-sobra-historia-falta.html).
A vila da estação de Vila Murtinho em 2014 eram só ruínas, existia ainda
resistindo ao tempo a igreja gótica de Santa Teresinha, uma estação
da ferrovia abandonada, algumas casas antigas com suas estruturas comprometidas,
uma caixa d'água de 100 anos e alguns galpões (http://alekspalitot.blogspot.com.br/2011/07/vila-murtinho-onde-sobra-historia-falta.html).
ACIMA: Dístico em concreto na velha estação
abandonada à própria sorte desde o início dos
anos 1970, quando a ferrovia foi desativada. Data da foto ignorada (Foto http://www.newsrondonia..com.br).
ACIMA:: Trem no patio de Vila Murtinho, anos 1960 (http://i0.wp.com/betobertagna.com/wp-content/uploads/2013/09/00web1.jpg).
ACIMA:: Trem no patio de Vila Murtinho, sem data.
(Fontes: Manoel Rodrigues Ferreira; Daniel Gentili;
Marcos Santilli: Madeira-Mamoré, 1978; http://i0.wp.com/betobertagna.com/wp-content/uploads/2013/09/00web1.jpg;
http://alekspalitot.blogspot.com.br/2011/07/vila-murtinho-onde-sobra-historia-falta.html;
http://www.newsrondonia.com.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960) |
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A estação em 1968. Foto IBGE
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A estação de Vila Murtinho, em 1978. Foto do livro Madeira-Mamoré, de Marcos Santilli, 1978 |
A estação em 2014. http://www.newsrondonia
.com.br/ |
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Atualização:
25.05.2023
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