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VXY Mogiana em MG
Indice
Estações de Sta Catarina
...
Passo Manso
Encano
Indaial
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Santa Catarina (1909-1971)
ENCANO
Município de Indaial, SC
Linha-tronco - km 65,600 (1960)   SC-1752
Altitude: 39 m   Inauguração: 03.03.1909
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909, ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua linha até o litoral, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de gente dedicada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Encano foi inaugurada com a linha, em 1909. Construída em 1.908, em estilo enxaimel, esta estação foi uma das obras do engenheiro Ludwig Muzika. "(...) O superintendente Hélio de Mello, através de uma ordem da rede Ferroviária Federal, foi autorizado a suspender todo tráfego ferroviário em março de 1971. No dia 12, às 17hs, o maquinista José Pacheco dirigiu pela última vez qa composição formada pela locomotiva a vapor 331 (...) Para mim, que desde tenra idade vivia as emoções da EFSC, não foi este último trem, quero aqui deixar registrado para a história que este, ao retornar a Trombudo Central, passou por território indaialense na madrugada de 13 de março de 1971, justamente por volta das 2 horas, quando praticamente toda a população dormia. Como fui testemunha ocular deste ocorrido, posso dizer que era um trem melancólico, triste, deslocando-se devagar para Blumenau, até para quem sabe, vencido como estava, não mais incomodar o povo do vale

ACIMA: Locomotiva e composição da EFSC no pátio de Encano, provavelmente anos 1930 (Autor desconhecido). ABAIXO: Ponte ferroviária e metálica próxima à estação de Encao, abandonada desde o ano de 1971 e que quase foi sucateada. Foi salva pela ABPF da região. A ponte é de origem alemã, produto do consórcio Vereinigte Maschinenfabrik Augsburg und Maschinenbau Geselschaft Nürnberg AG - Zweiganstaldt - tendo sido edificada pela Construtora Bachstein & Kopell em 1908 (Foto Luiz Carlos Henckels em 26/6/2014)
do Itajaí. Passando pela Estação do Encano, nem ao menos se dignou a dar o último apito, porém ao cruzar a ponte de ferro de Encano, dois apitos curtos marcaram sua passagem. E foi só. Quem sabe, estivesse aí a pedir-nos que preservassem este momento para conhecimento de futuras gerações
" (Luiz Carlos Henkels - coordenador e administrador da ABPF Regional em: Wittmann, Angelina C.R.- A estrada de ferro no Vale do Itajaí - Ed. EDIFURB- 2001, págs 71 e 72). Desativada em 1971 com a supressão do tráfego na ferrovia, foi finalmente demolida em 1982, por um invasor do pátio da estação, depois de ser seguidamente invadida por vândalos e posseiros. Era a última estação ainda remanescente construída pelo citado engenheiro.
(Fontes: Marcelo Frotscher; Luiz Carlos Henkels; Angelina C. R. Wittman: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí, 2001; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     
À esquerda, a estação de Encano, em foto por volta de 1910, aparecendo à sua frente o seu agente ferroviário na época, Rodolfo Sprengel. Foto extraída do livro A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí, de Angelina Wittman, p. 56
A estação do Encano, possivelmente anos 1930. Autor deseconhecido

A estação em 1977. Acervo Luiz Carlos Henkels
   
     
Atualização: 23.08.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.