A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice
Estações de Sta Catarina
...
Itajaí
Engenheiro Vereza
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1993
...

 
E. F. Santa Catarina (1954-1971)
ITAJAÍ
Município de Itajaí, SC
Linha-tronco - km 0 (1960)   SC-1748
Altitude: 2 m   Inauguração: 18.12.1954
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1954 (já demolida)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão em 1909, ligando Blumenau a Hansa, com a intenção de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste). Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí, avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento. Em 1954, prolongara sua linha até o litorial, em Itajaí, mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971. Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade. Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação de trilhos e o esforço de gente dedicada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Itajaí foi inaugurada em 1954 passando a ser o ponto inicial da linha - km 0. A foto abaixo, no entanto, está no site da Prefeitura local como sendo o da inauguração da estação... a 6 de setembro de 1952. Teria havido uma inauguração simbólica anterior ou a data estará errada? 1954 é a data que consta no Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960 e também confirmada por historiadores da região.

Na verdade, a linha até Itajaí demorou demais para ser aberta: em 1954, o transporte de madeiras para o porto jé era bem menor que nos anos 1930. O primeiro ano de funcionamento da ferrovia até Itajaí registrou queda nesse transporte em relação ao transporte geral que já havia por via rodoviária. E assim foi até o fechamento da ferrovia e da estação junto ao porto.

Desativada em 1971, a estação foi demolida.


"A estação de Itajaí não existe mais. Todo o pátio, que ficava no bairro Fazenda na atualidade é de um grande supermercado. Aliás, Itajaí, em razão do grande crescimento
urbanístico tratou logo de apagar as marcas da ferrovia. Hoje para achar vestígios por lá o camarada tem que ter um olho clínico muito bom" (Luiz Carlos Henkels, 04/2008).

O prédio da estação de Itajaí, situada no bairro Fazenda (no porto?) era uma construção provisória de madeira e assim ficou até sua desativação - não durou mais do que 17 anos ativa.


ACIMA: Inauguração da estação de Itajaí, em foto supostamente de 6 de setembro de 1952. A data de 1954, oficial, estaria correta? A estação teria sido inaugurada somente com um trem simbólico dois anos antes? (Foto http://150anos.itajai.sc.gov.br).
ACIMA: Do alto do morro da Cruz, um trem da EFSC ruma no sentido de Itajaí. Segundo o sr. Dagoberto, trata-se de um comboio trazendo madeira. Sem data (Acervo Dagoberto Blaese Jr.)

ACIMA: No pátio da estação de Itajaí, anos 1970, talvez até com o pátio já desativado, a locomotiva 109, oriunda da Estrada de Ferro de Goiás posa com o morro ao fundo. "A locomotiva 109, rodagem 4-6-0, ano 1.947, veio para a EFSC juntamente com a 108, por volta de 1964, mas efetivamente começou a rodar em 1967, puxando os trens mistos. Era a nossa Pequena Notável", pois tinha uma força tremenda apesar do tamanho. O apito era o autêntico 'PIUÍÍÍÍÍ'. Nesta foto ela já está bem judiada, já que, ao apagar das luzes, não havia mais investimentos nem para retocar o branco da chaminé e da tampa da caixa de fumaça e muito menos para retocar o vermelho e o friso branco das rodas. Mesmo assim, a 109 era uma das locomotivas que estava em melhor forma ao final das atividades da ferrovia em março de 1971" (Relato: Luiz Carlos Henkels. Foto: Guido Mota - acervo Marcelo Lordeiro).
ACIMA: Foto de Itajaí por volta de 1970. Seria aquele edifício quase ao centro da fotografia a estação? (Autor desconhecido).

(Fontes: Luiz Carlos Henkels; Dagoberto Blaese Jr.; Marcelo Lordeiro; acervo Guido Mota; http://150anos.itajai.sc.gov.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação no dia de sua inauguração (1954). De madeira. Autor desconhecido. Do Facebook.

Locomotiva no porto de Itajaí, ao lado do que pode ser a estação ferroviária (Acervo Porto de Itajaí)
 
     
     
Atualização: 05.07.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.